COMO INSTALAR UM CONTATOR – Super Fácil

Como instalar um contator para fazer o acionamento de cargas mais elevadas?

Bom essa dúvida veio do Douglas Alves…

Primeiramente precisamos falar pra que Serve um contator: Esse dispositivo é bastante usado em comandos elétricos para fazer acionamento de motores, já que não é possível controlar uma corrente maior em uma botoeira por exemplo. Os contatores possuem inúmeras aplicações, vai depender da necessidade do cliente, fiz um vídeo recentemente aplicando em sistemas de iluminação por exemplo.

O contator é dividido em duas partes, a parte inferior é onde fica a bobina que quando energizada cria um campo que atrai as partes móveis e realiza o fechamento dos contatos que estão na parte superior. Essa parte superior onde estão os contatos, é que ligaremos a carga (bomba, motor, etc), o movimento dos contatos é que define se o circuito estará aberto ou fechado, passando corrente para a carga ou não.

Sua instalação é bem simples, precisamos alimentar a parte que vem do comando (botoeira, chave, interruptor, etc) pelas entradas A1 e A2 da bobina. Você deve observar qual a tensão de alimentação da bobina, no nosso caso é 220v.

Podemos perceber que ao energizar a bobina, acontece a atração do núcleo do contator e o fechamento dos contatos, veja só.
Agora é só alimentar os bornes de entrada 1 3 e 5 (se for uma carga trifásica) e sair com as fases dos bornes 2 4 e 6 direto para a carga.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

2 Comentários


  1. Gostei muito dessa aula de contator.
    Gostaria de fazer uma pergunta André tira uma dúvida quando meu contator desarma por um curto circuito na rede ele só volta a arma manualmente.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *