☑️ 05 FUNÇÕES na OBRA que um AJUDANTE pode FAZER SOZINHO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Passar cabos nem sempre é uma coisa que dá pra fazer sozinho. Principalmente quando estamos distribuindo os cabos pelos dutos no teto e em cômodos diferentes ainda. Aí sem dúvida precisamos de uma pessoa empurrando de um lado e de outra puxando do outro lado. Mas há casos que passar cabos sozinho é possível sim.

Com isso a 1ª FUNÇÃO que um ajudante pode fazer sozinho é passar os cabos das tomadas nas paredes. Aqui por exemplo o Brener está prendendo na sonda guia os cabos de fase neutro e terra que vão para outras caixinhas de tomadas que ficarão atrás do painel de TV. Como é um duto de 3/4 novo, não tá entupido e não tem mais cabos fica fácil fazer o serviço sozinho, o ajudante sabe que são apenas três cabos de 2,5mm e vai distribuindo tudo pelas paredes, sem stress. Olha só, ele chega com os cabos em uma caixinha, já vai guiando para a outra e assim por diante. Notem que ele sempre deixa uma folga de 10 a 15 cm de cabo pra fora da caixinha, essa sobra é essencial para depois cortar e fazer as conexões nos cabos.

Já 2ª FUNÇÃO que o ajudante pode fazer é puxar os cabos da prumada, ou seja, os cabos que descem do teto e alimentam as caixinhas de tomadas ou interruptores. Aqui por exemplo o ajudante está fazendo ao contrário. Ele vai sondar do teto em direção a caixinha de tomadas sobre o fogão. Vai batendo a sonda até ela chegar na caixinha.

Depois é só amarrar o cabo na sonda, usamos fita isolante para prendê-los, ao passo que os cabos vão dentro da parede ele vai apenas conduzindo, mas quando precisa empurrar os cabos pra cima no teto em alguns momentos é necessário esticar o braço e pegar a sonda branca para puxar um pouco o cabo e dar um torque a mais, porém sem stress mais uma vez, está dentro do mesmo cômodo e perto tá tranquilo.

A 3ª FUNÇÃO que o ajudante pode fazer também é a crimpagem das pontas dos cabos com terminais tubulares. Nas obras da Engehall a gente crimpa todas as pontas de cabos que vão entrar nos borne a parafuso das tomadas, interruptores, etc. Então se você explicar para seu ajudante qual terminal ele tem que usar e dar as ferramentas certas ele pode ir liberando esse tempo precioso seu e ir adiantando o serviço.

Já a 4ª FUNÇÃO que todo ajudante pode fazer sozinho é a conexão do cabo de alimentação no padrão de entrada. Logicamente você explica os procedimentos para fazer esse serviço, confere se está desenergizado e dá autonomia para ele caprichar na emenda. Nesse exemplo o Brener já fez as emendas dos cabos de neutro, terra e uma das fases, agora ele está fazendo a conexão da ultima fase. Pra isso a gente sempre usar conectores split bolt, e com o auxilio de um alicate e uma chave de boca regulável a gente faz o aperto do conector. Notem que temos outros cabos soltos aí, mas eles serão retirados posteriormente pois fazem parte da instalação antiga. Por fim ele isola com fita auto fusão e isolante, conforme já ensinamos pra vocês aqui no canal também.

E a 5ª FUNÇÃO que seu ajudante pode executar sozinho é a fixação das luminárias e spots. Logicamente você precisa supervisionar os cortes no gesso, conferir as medidas, mas a instalação das luminárias não tem segredo, são apenas dois cabos, esses aqui conforme solicitado no projeto tivemos que fazer em 220V por isso os cabos vermelho e preto. Como já está tudo com os conectores wago de 2 vias nas pontas o Brener abre as alavancas e conecta os cabos do soquete, não tem segredo, chegam dois cabos que conectam em dois cabos rsrs e os spots logicamente são bivolt. Esses spots tem alavancas que você levanta e passa dentro do furo no gesso, essas alavancas abaixam sobre a placa e prendem as luminárias. E a dica final é não usar luvas nesse momento e lavar bem as mãos para não sujar o teto branquinho já pintado do cliente com as malditas marcas de dedos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *