⚡️ Dá para LIGAR LAMPADAS com PULSADOR de CAMPAINHA?

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Qual a diferença entre um pulsador e um interruptor?

Em várias situações simples do cotidiano, como ligar e desligar aparelhos, temos que apertar botões repetidas vezes.

E isso acontece com muita frequência todos os dias, até sem nos darmos conta, pois já se tornou algo automático em nossas vidas.

Seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, estamos lá com o dedo posicionado para acender uma lâmpada, fazer tocar o interfone e ligar equipamentos.

Agora, você já parou para pensar como se dá o acionamento de uma campainha, por exemplo?

Você sabe qual é a diferença entre um pulsador e um interruptor?
Hoje vamos falar exatamente sobre isso, esclarecer possíveis dúvidas que você tenha a respeito dessas peças importantes para a criação de projetos residências, de escritórios, lojas, etc.

Interruptor
Utilizado comumente para ligar aparelhos elétricos e lâmpadas espalhadas em determinado ambiente, o interruptor é um dispositivo composto por duas posições: ligado e desligado.

O mecanismo da peça é bastante simples, ela funciona basicamente abrindo e fechando circuitos elétricos.

Quando se encontra em posição aberta, o interruptor exerce a função de fazer circular a energia, favorecendo a distribuição da mesma.

Na posição fechada, esse processo é imediatamente interrompido.

Um interruptor simples é constituído por dois terminais. Os fios que se encontram no quadro de distribuição de energia elétrica são ligados da seguinte forma: um diretamente ao interruptor e o outro a lâmpada.

O quadro de distribuição é um equipamento composto de disjuntores, chaves e fusíveis. responsável por receber e distribuir energia elétrica em uma edificação. Ele auxilia na proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas, evitando assim curtos-circuitos.

Já o interruptor que possui três terminais (o paralelo), oferece a possibilidade de que lâmpadas sejam ligadas de dois lugares distintos.

Um mecanismo bastante comum em quartos em que são instalados dois ou mais interruptores: um ao lado da cama e o outro próximo a porta, por exemplo.

Há ainda o interruptor intermediário, que fica sempre posicionado entre dois conectores paralelos.

Esse modelo de interruptor permite que tenhamos o controle de três ou mais pontos de iluminação em ambientes amplos, como corredores.

Pulsador
O pulsador nada mais é que um tipo de interruptor, aquele que geralmente é utilizado em campainhas de casas, apartamentos e prédios comerciais.

Bem, basicamente a diferença entre um pulsador e um interruptor convencional, seja ele simples, paralelo ou intermediário, é o modo de acionamento de ambos.

O pulsador fecha o circuito elétrico enquanto alguém o mantém pressionado. Nesse caso, a campainha fica tocando sem parar, por exemplo.

Já o interruptor quando apertado fecha o contato até que o botão seja novamente pressionado.

A grande vantagem de usar interruptores com pulsador é que é possível ligá-los em paralelo, independente da quantidade de pulsadores e com apenas dois fios.

Além disso, com essa facilidade, alguns pulsadores possibilitam programar vários comandos nos interruptores.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu