⚡️ Em 2019, MORRERAM mais ELETRICISTAS ou “CURIOSOS” em ACIDENTES ELÉTRICOS?

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Os dados que eu apresento neste vídeo estão no Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica no ano base de 2019 elaborado pela Abracopel, que é o único órgão nacional que cataloga todas essas informações, inclusive vou aproveitar para mandar um abraço pra Meire e ao Edson Martinho que são os diretores da Abracopel e parabenizá-los por esse belíssimo trabalho prestado a sociedade brasileira, mas vamos aos números.

Segundo o anuário, no ano de 2019 tivemos 1662 acidentes de origem elétrica, causados aí por choques elétricos, sobrecarga, descargas atmosféricas, incêndios, etc. E desses 1662 acidentes, 821 foram fatais.

E assim o que mais me preocupou é que 41% das mortes por choque elétrico foram na região nordeste, isso pelo quarto ano consecutivo, precisamos mudar essa realidade, vamos nos capacitar melhor e vamos compartilhar dicas de segurança.

Já quanto as pessoas que perderam a vida por causa de choque elétrico dividido em funções ou profissões, olhem só esses números:

Eletricistas que trabalham em empresas – 22 acidentes, 11 mortes
Eletricistas autônomos – 94 acidentes, 69 mortes
Estudantes – 112 acidentes, 74 mortes
Pedreiro, ajudante – 60 acidentes, 40 mortes
Dona de casa – 43 acidentes, 37 mortes
Aposentado – 48 acidentes, 44 mortes
Curioso – 52 acidentes, 39 mortes
Agricultor – 85 acidentes, 82 mortes

Minhas considerações quanto aos números:
Porque eletricistas autônomos se acidentam mais do que os que estão dentro das empresas? Tem vários motivos, mas o principal é que a maioria das empresas tem processos internos de segurança do trabalho e também são obrigadas a capacitar os profissionais quanto aos riscos da eletricidade, no caso eles fazem curso de NR10.

Agora uma coisa que chamou minha atenção. Novamente o agricultor se destaca nas estatísticas, a falta de conhecimento deles na área e também o fato da grande maioria das instalações elétricas rurais serem precárias, contribuem para esse número. Então cabe a nós profissionais do ramo orientar nossos clientes, amigos, parentes e todos que estão envolvidos com atividades rurais a não arriscar e corrigir o que precisa ser corrigido, não fuçando no que não sabe né!

Infelizmente a maioria das mortes envolvendo eletricidade estão relacionadas a falta de conhecimento, as instalações elétricas mal feitas, e também a falta de treinamento especializado de segurança, isso sem falar na ausência dos equipamentos de proteção individual e dispositivos obrigatórios de segurança, como DR, DPS, um simples sistema de aterramento, e por aí vai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *