✅ Esse “PADRÃO de LUZ 127V” é SUPER FÁCIL de MONTAR!

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

🔴 Entre em nosso TELEGRAM e seja notificado sempre que sair novos vídeos:
https://ift.tt/2SOVwyy
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso Energia Solar Lucrativa:
https://ift.tt/2zHSPIT
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Iniciar a construção de uma obra exige algumas ações preliminares que darão sustentação a todo o processo. Na verdade, antes de colocar a mão na massa propriamente dito, existe alguns planejamentos e certa infraestrutura para começar o trabalho.

Primeiro temos o projeto que deve ser feito, aprovado e submetido à prefeitura para liberação para a construção. Estando OK é preciso contratar a mão de obra, comprar os materiais básicos e providenciar duas coisas essenciais: Água e energia elétrica.

Ainda dentro daquilo que eu chamei inicialmente de etapa 3 da construção de uma casa está a ligação da energia elétrica. Muitos construtores acabam tendo que pegar energia emprestada de um vizinho, mas o correto é fazer a ligação antes de iniciar a obra. Vou mostrar abaixo os procedimentos que eu fiz para ligar a luz.

A primeira coisa a fazer é comprar o poste padrão pronto, pois ele é necessário. Este poste já vem com as especificações corretas para a ligação da luz e ele está disponível em diversas versões, sendo inicialmente o monofásico, bifásico e trifásico.

Eu optei pelo bifásico que acredito também ser o mais comum, já quem com ele é possível fazer a ligação de 110 volts e 220 volts. Este detalhe é bastante importante pois em uma residência alguns aparelhos podem ser 200 volts e talvez você vá precisar dela. Também é recomendável que os chuveiros sejam 220 pelo alto consumo que eles têm.

O valor do poste padrão Foi de R$ 710.00, um valor um pouco salgado, mas como não há alternativas e como ele é necessário, não havia o que discutir.

O valor acima foi de 2013, em 2015, construí outra casa e realizei o mesmo procedimento. Contudo o valor do poste padrão similar ao anterior subiu para R$ 740,00.

A compra do poste inclui a instalação dele, ou seja, na entrega eles já deixam ele instalado e pronto para solicitar a ligação, mas para isso é necessário que você faça o buraco onde o poste será colocado. Neste caso é preciso saber em qual lado do terreno ele será colocado.

Depois do buraco cavado e preciso pedir para fazer a entrega do mesmo e a sua colocação no devido lugar. A empresa que faz a venda, também faz este trabalho, ou seja, o preço pago é para deixá-lo colocado no lugar. Para isto, quando você compra, eles fazem algumas observações e explicações de como deve ser o buraco, com medidas de profundidade e diâmetro.

Após a instalação do poste padrão, o próximo passo foi solicitar a ligação da energia elétrica que precisa ser feito presencialmente na agência de atendimento da companhia de luz da cidade, no meu caso a Elektro. O processo é simples e basta levar os documentos pessoais e o carnê do IPTU para obter os dados do imóvel.

Um detalhe muito importante é que este processo não gera custo, uma surpresa já que tudo que eu estava fazendo havia custo e a ligação da água, por exemplo, havia ficado um absurdo.

Um detalhe que eles pedem é que você anote o número do medidor de energia de um vizinho. Creio que isto tenha haver com a identificação da rede. Não sei ao certo, mas pelo menos na Elektro existe esta solicitação.

A ligação ocorreu em poucos dias, coisa de mais ou menos uma semana. Após a ligação da energia a construção pode de fato ter início já que betoneiras, furadeira, serras e outras ferramentas de construção necessitam dela para funcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *