🎯 Desse jeito é MAIS FÁCIL passar CABOS 16MM

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Aqui estão 2 cabos de fase de 16 mm, que serão passados por um duto de 32mm, cabe lembrar que nós refizemos essa tubulação, optamos usar um tubo de 32mm para esses dois cabos de fase e mais outro tubo de 32mm para os cabos de neutro e terra, assim eles chegam separados no quadro e passam com mais facilidade também.

A distância entre o padrão e o quadro é de 18 metros, então cada perna do cabo tem 18 metros de comprimento, nós compramos 40 metros do cabo preto e dobramos no meio. Pra começar a prender esse cabo na sonda guia, pego apenas um deles e começo a fixá-lo a uns 40 cm do fim da guia. Passo bastante fita isolante apertando bastante o cabo no passa fio pra ficar bem preso e não correr o risco do fio soltar dentro da tubulação.

Com uma das pontas do cabo presa, sem cortar a fita isolante eu coloco a outra ponta do cabo a mais ou menos 15 cm abaixo da primeira ponta e continuo prendendo com a fita isolante. Isso permite que o cabo passe melhor pelas curvas, pois distribui a espessura das pontas ao longo da sonda evitando um grande atrito dessa ponta embuchada no duto. Então é altamente recomendado dar essa distância entre os cabos, prendê-los bem e só depois de tudo firme cortar a fita.

Feito isso chegou a hora de passar os cabos com a ajuda do Charlão e do Brener. Aqui não teve muito sacrificio, pois como falei dimensionamos a tubulação já com sobra. Um deles empurra os cabos, fazendo um leve e de olho para o cabo não descascar na caixinha e o outro fica n outro ponto puxando a sonda. A gente sempre lubrificante para cabos pois mesmo sendo bem dimensionado diminui ainda mais o atrito ajudando o cabo a escorregar na tubulação.

Como a rede era muito longa, colocamos uma caixa de passagem no meio do caminho. O cabo chegou lá primeiro e depois viemos puxá-los aqui no quadro. Aí é só repetir o processo e quando o cabo chegar ao quadro, deixamos uma sobra de mais ou menos 1,5 mentros para fazer o fechamento dele posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *