👉 4 PASSOS para instalar INTERFONE em uma CASA DE 3 ANDARES

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso Energia Solar Lucrativa:
https://ift.tt/2yJxsGn…
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Galera, como é uma casa de 3 andares, o cliente nos solicitou a instalação de 1 monofone por andar. Pra quem não sabe o monofone é essa peça aqui, o pessoal conhece também como extensão de áudio ou módulo interno, enfim, é a peça que fica dentro de casa, mas primeiro vamos entender como instalar.

Temos aqui o módulo externo que fica na rua e mais três monofones que são os internos. Chegamos com os três cabos de fase neutro e aterramento direto no interfone conectando nas entradas 0 para neutro e 127 para fase. Optamos ligar em 127V mas ele aceita 220V também, pra isso é só não usar o borne 0. Para interligar os módulos vamos usar um cabo CCI dois pares, porém vamos aproveitar apenas dois fios, o azul e o laranja. O Azul conecta o borne 1 do interfone e deriva para todos os monofones também conectando na entrada 1 lá também. Já o cabo laranja conecta no borne 4 do interfone e deriva também pra todos os bornes 4 dos monofones.

Nessa instalação o cliente pediu para não ter fechadura eletrônica pois tem um idoso em casa que abre o portão toda vez que toca o interfone, então ele preferiu não colocar isso por questão de segurança deles mesmo.

O PRIMEIRO PASSO é prende o fio na sonda guia. Pessoal esse cabo CCI é bem fino, por isso tem que tomar muito cuidado ao trabalhar com ele e é sempre bom prendê lo bem na sonda para não correr o risco de soltar, aqui estamos passando o cabo já do primeiro andar, ele vem direto do andar térreo e daqui deriva pra dentro da casa e sobe para o pavimento superior.

Depois dos cabos passados entramos no SEGUNDO PASSO que é fazer as derivações com conector wago, como mostrei no diagrama usamos os cabos laranja e azul e deixamos sobrando os dois brancos. Emendamos todos os cabos azuis usando o conector e posteriormente faço o mesmo com os cabos laranjas. Uma recomendação é dobrar as pontinhas dos fio para que ter uma melhor conexão. Vale lembrar voce pode utilizar outros conectores além do wago, o que não recomendo de forma alguma é emendar direto, já tive problemas com isso.

Agora vamos para o TERCEIRO PASSO que é instalar os monofones dentro de casa. Aqui está chegando o cabo CCI, notem que já decapamos a ponta e separamos as duas cores de cabos que estamos usando, azul e laranja. Primeiro colocamos o parafuso superior na caixinha, não é preciso apertar ele todo, depois a gente passa o cabo dentro do furo ao fundo do monofone e o encaixa na parede. Em seguida é só começar a conectar os cabos e disso vocês lembram né, azul no 1 e laranja no 4, vamos fazer o mesmo no módulo externo que fica na rua. Recomendamos sempre dobrar a ponta do cabo CCI pois ele é muito fino, isso dá um contato melhor. Os cabos brancos deixamos sobrando ali na lateral.

Pra finalizar encaixamos a tampa sempre debaixo pra cima, porque ela tem umas travinhas embaixo, e colocamos o parafuso na parte superior, atrás do gancho.

Bom chegamos no QUARTO PASSO que é instalar o módulo externo. Notem que tem uma caixinha recém chumbada ao lado do portão do lado de dentro, tivemos que chumbar essa caixa de passagem aí porque houve um problema em uma curva na tubulação antiga.

Enfim, aqui estamos fixando o suporte do interfone na caixinha 4×2, aqui chegamos com 2 cabos de 1,5mm para alimentação e o cabo CCI, passamos esses fios pela fissura que tem no suporte, fixamos esse suporte na parede e cortamos o excesso de cabo. Retiramos o borne vermelho que conecta a alimentação e parafusamos os cabos de 1,5mm nele.

Depois dobramos as pontinhas dos cabos CCI, e conectamos o azul na entrada 1 e o laranja na entrada 4 do interfone. Essa parte é mais chatinha, tem que moldar o cabo pra entrar. Em seguida é só conectar o borne vermelho de volta no interfone. Vale lembrar que estamos trabalhando com o circuito desligado. Além de estar chovendo devemos sempre que possível trabalhar desenergizados.

Pra finalizar a gente parafusa o interfone no suporte e está pronto a instalação, agora é só ligar a energia e partir pro teste.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.