👉 Como DISTRIBUIR os FIOS DE ENERGIA na INSTALAÇÃO do JEITO CERTO

➡️ Link p/ baixar o Projeto Elétrico: https://ift.tt/3bK8tRw
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Chumbamos o novo quadro e começamos a passar os cabos dos circuitos de tomada e iluminação que alimentam a suíte 01 e o quarto 01 que fica ao lado dessa suíte. O Brener vai guiando no quadro e o Charlão ta na outra ponta puxando os cabos em cima da escada. Notem que parte do gesso já foi quebrada, a empreiteira que pegou a reforma civil vai refazer tudo isso.

Reparem que o quadro está pre chumbado por isso não cortamos o excesso de conduite ainda, mas o recomendado é cortar sim os conduites antes de passar os cabos, faremos isso na hora de fechar o quadro e lógico depois dele estiver todo chumbado também. Notem também que infelizmente algumas caixinhas de teto estão penduradas, infelizmente a empreiteira vacilou nessa parte e fixou algumas caixas nos locais errados, eles também colocaram poucas abraçadeiras tipo cunha nos dutos, daí nós tivemos que desmanchar boa parte e fazer de novo, mas pra não atrasar parte da nossa equipe já fomos passamos alguns cabos principais e ao mesmo tempo já vinhamos fixando os dutos e caixinhas nos lugares certos, na obra acontece essas coisa mesmo, só que ao invés arrumar mais problemas a gente procura resolvê-los.

Aqui estamos juntando na sonda guia 2 cabos de fase e 1 de terra, abos em 6mm. Esse circuito ai pessoal é exclusivo para o chuveiro social. A gente não tem dó de usar fita isolante aqui não, passamos bem pra prender os cabos na sonda guia e mandamos ele direto pro chuveiro. A grande vantagem é que para o chuveiro a gente usa um duto exclusivo de ¾, ou seja, passa fácil sem uso de lubrificante.

Agora uma visão geral de como está o processo de distribuição dos cabos. Já temos alguns circuitos passados, e uma dica legal, sempre procure usar cabos de marcas boas, marcas que tem o selo da QUALIFIO de preferencia viu, observe também a embalagem do cabo. Aqui já estamos com alguns circuitos passados inclusive algumas derivações para interruptores e tomadas também já foram feitas.

Bora então acelerar essa passagem de cabos, aqui estamos passando os cabos 6mm do chuveiro da suite 1, todos os chuveiros estão em 220V, por isso dois cabos vermelhos e um verde.

Agora estamos passando os circuitos de iluminação e tomadas da sala e copa, a dica é sempre deixar uma boa sobra no quadro de aproximadamente 60 a 80 centímetros pois para o fechamento precisaremos de organizar os cabos e facilita também para uma futura manutenção.

E agora vai uma dica de ouro da Engehall. A gente sempre identifica os eletrodutos no quadro usando uma fita crepe escrito o local para onde está indo aquela tubulação. Olha só, aqui temos os ambientes, como sala, copa, cozinha, chuveiro e por aí vai, isso facilita muito na hora de passar os circuitos, vai por mim!

Como a organização deve ser crucial sempre, outra dica é colocar uma fita crepe também juntando todos os cabos e escrito o numero cada circuito nessa fita. Aqui por exemplo o Brener está fazendo isso, ele está identificando os fios de cada circuito com fita crepe e escrevendo o nome em cada um deles, isso vai me ajudar muito na hora de montar o quadro, porque afinal eu não participei da passagem dos cabos, apenas ele e o Charles.

Pronto, agora sim, boa parte dos cabos passados já, falta apenas fixar esses dutos direito na parede, pra isso eles vão usar gesso. Aqui no teto ainda faltam fixar as caixinhas e prender melhor as tubulações conforme falei anteriormente, quebrar todo esse gesso, desmanchar a instalação antiga, notem que ainda tem a iluminação funcionando, já fizemos algumas derivações para iluminação e tomadas usando os conectores wago sempre, alguns cabos velhos ainda estão nas tubulações que passamos os cabos novos, mas tudo será retirado logicamente, novos pontos de iluminação dentro do box feito também, e até então tá sendo isso na passagem de cabos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *