💡 Olha a IDEIA GENIAL do novo ELETRICISTA da Engehall!

👉 Link do curso: https://ift.tt/2Q2Xlqh
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

O Brener novo eletricista aqui da Engehall teve uma ideia genial para coletar a água do dreno do ar condicionado e reutilizá-la para regar as plantas, e até mesmo lavar as áreas externas!

Aqui estão as máquinas de ar condicionado já instaladas e testadas, notem a infra para a parte elétrica que a gente já fez, notem as tubulações do ar todas conectadas mas olha só os drenos deixados nessas mangueiras penduradas aqui. Não vamos jogar água fora, bora fazer coletores para reaproveitá-la.

Iremos utilizar 3 torneiras, 6 tampões de 100mm, 3 niples, 3 joelhos, 3 flanges de caixa d’água, cola para tubos, fita veda rosca e três pedaços de tubo de 100mm, com 1 metro cada.

Primeiramente, usamos um lápis para marcar o círculo no tampão utilizo a própria flange para ser a referência do furo, faço as marcações para fazer o furo com o broca escalonada mais lembrando você pode utilizar uma serra copo ou outro tipo de broca, mais como temos a broca escalonada iremos utilizar ela, que e a medida certa que precisamos para o furo que deve ter 32mm.

Com o furo pronto e na medida, colocamos a flange com o lado da borracha para o lado de dentro do tampão, para ter melhor vedação e apertamos bem para não ter vazamentos pois depois de colado não tem como mais apertar pois o tubo e muito grande a mão não alcança a flange por dentro.

Aqui passo a fita veda rosca no niple, sempre bom lembrar pessoal de passar no sentido horário da rosca, para não ficar com vazamentos, depois enrosque o niple na flange, ela possui um lado com rosca e outro lado liso, usamos o lado com rosca. E para ter um melhor aperto, apertamos com o alicate universal, o que talvez não seja o recomendado, mas a gente fez assim mesmo, rsrs. Passo a fita na outra extremidade para a colocação do joelho, e posteriormente passo fita na torneira e por fim coloco ela no joelho.

Enfim encaixamos o tampão montado no tubo com cola e damos umas batidinhas para ficar mais justo e firme, passamos mais um pouco de cola nos cantinhos da junção para ter a certeza de que não ira vazar e com o tubo colado colocamos o tampão que irá ficar na parte de cima, ele servirá para receber a mangueira do dreno do ar.

Tubos finalizados hora de ir para a casa do Luis instalar dos coletores.

Então pessoal, essa será uma das parede em que iremos instalar o tubo coletor, tiramos a medida do tamanho da fita perfurada que iremos precisar, e depois cortamos mais algumas do tamanho da mesma, pois é o mesmo para todos os tubos. Depois de tudo medido e cortado, montamos a furadeira com broca 6 para concreto, mais antes de começar a furar aparo as pontas das abraçadeiras para evitar acidentes.

Tiramos a medida do primeiro furo para colocarmos a primeira bucha e parafuso. Agora nós iremos fazer a furação, e o mais importante iremos manter o alinhamento da mangueira

Com o furo feito e bucha no lugar, hora de parafusar a fita perfurada, com a fita já parafusada pegamos o tubo e colocamos junto da fita para fazer uma nova marcação que será do segundo furo. Colocamos a bucha e já parafusamos a fita com o tubo para ter a noção de onde iremos colocar a outra abraçadeira de baixo.

Fazemos a marcação da segunda fita com uma broca velha, retiramos o tubo pois ele atrapalha para fazer os outros 2 furos, e ja fazemos um dos furos.

Fazemos também a última marcação do furo, e dessa vez não precisaremos tirar o tubo apenas levantamos ele. Com o furo devidamente feito colocamos a bucha e damos uma batidinha com a cabeça da chave mesmo para ela entrar melhor. Abaixo o tubo, fazemos a a fixação da última fita perfurada.

Com o tubo devidamente parafusado e firme, medimos 40 cm de mangueira para caso uma dia precise movê-lo de lugar temos mangueira sobrando, por fim cortamos o pedaço da mangueira que não irá ser utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *