💧 Se NÃO instalar o QUADRO ASSIM, vai ENTRAR ÁGUA

👉 Link do curso: https://ift.tt/2Q2Xlqh
——

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Então galera, aqui o Brener está fixando o quadro na parede. Primeiro ele marca na parede os locais dos furos e depois fura com broca 6 para concreto, vamos fazer aqui 4 furos para fixar o quadro de acordo com a guia existente no fundo do quadro. Estamos usando uma bucha s6 com aba, gostamos muito dela porque a aba não deixa ela entrar pra dentro do furo e sumir por lá. Por fim usamos um parafuso philips com uma arruela para dar uma melhor sustentação no fundo do quadro, fica show.

Quadro montado, continuamos a fazer a infra, notem que já tem uma caixinha fixada na parede, essa será responsável por alimentar uma das máquinas que ficará logo acima dela. Agora estamos furando outros pontos para colocar o eletroduto do ramal de alimentação do quadro.

Aqui estamos prendendo todos os cabos de neutro, fase e terra na sonda guia. Esse é o momento que mais usamos fita isolante, afinal a gente precisa prender bem os cabos no passa fio para não correr o risco de se soltar dentro da tubulação.

Cabos presos no guia, iniciamos a distribuição para alimentar as máquinas, nesse corredor teremos duas máquinas portando, dois circuitos distintos. Precisamos ter bastante cuidado nessa parte para não ferir a isolação dos cabos, afinal é uma estrutura galvanizada que pode ter rebarbas de metal que acabam cortando a capa isolante, podendo gerar curtos e fugas de corrente.

Agora estamos puxando os cabos de alimentação e também de um do circuito do ar condicionado que fica do outro lado da casa, esses cabos estão todos juntos no mesmo duto. Enquanto um puxa os cabos no quadro, o outro fica guiando do outro ponto para ajudar. Nesse duto passam os três cabos dme 6mm para alimentação e mais três cabos de 2,5mm para o ar condicionado do outro lado da casa.

Hora de organizar os cabos e montar o quadro. Primeiro separamos todos os cabos de terra e os de fase sobre o quadro para colocar o trilho com os disjuntores. Repare que ao fundo do quadro a gente usa essas tampinhas, elas servem para vedar os furos que fizemos para fixar o quadro na parede. Isso evita a entrada de água no quadro, se não instalar o quadro assim, corre um alto risco de entrar água.

Depois de todos os cabos organizados hora de colocar todos os disjuntores e barramentos no quadro. Aqui vai ser bem facil pois ja montamos tudo no estúdio lembram? Aqui o trilho tá pronto e só encaixar e parafusar. A vantagem é que os parafusos são nas laterais do trilho, dessa forma não atrapalha em nada na hora de fixar com tudo montado. Olha so que lindo ficaram esses disjuntores montados, o Charlão que fez as honras de montar esse quadrinho, gostei bastante das ideias dele, bem bacana mesmo.

Hora de cortar as pontas dos cabos e crimpar. Primeiro sempre cortamos todas as pontas acertando tudo, em seguida a gente já decapa para colocar os terminais tubulares. Com o alicate de crimpar, crimpo as pontas dos cabos de 2,5mm e coloco terminal tubular para dar melhor aperto no disjuntor e dar um melhor acabamento no quadro.

Hora então de conectar os cabos de aterramento. A grande vantagem aqui é que não vamos precisar usar terminais tubulares, olha que maravilha. O fato de ter substituido o barramento de terra a parafuso por conectores a mola nos ajudou pra caramba. Decapamos então as pontas de todos os cabos verdes de terra para conectá los em nosso barramento feito de Wago, é só abrir a alavanca inserir o cabo e fechar a alavanca, simples assim. Notem que tem jumper com cabo verde interligando os dois conectores de 5 vias, nesse caso é possível conectar então até 8 cabos de terra nos conectores, afinal são 10 bornes para cabos de 6mm².

Pra fechar o quadro precisamos apenas fazer alguns ajustes nos cabos e disjuntores para a tampa fechar. Vale lembrar que essa tampa também impedirá a entrada de água no quadro, repare que ela possui uma borracha preta ele que veda por fora deixando o sistema livre de água e poeira.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.