💰 NUNCA MAIS JOGUE FORA – Isso na obra é “OURO PURO”

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

🔴 Entre em nosso TELEGRAM e seja notificado sempre que sair novos vídeos:
https://ift.tt/2SOVwyy
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso Energia Solar Lucrativa:
https://ift.tt/2zHSPIT
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Pessoal, a ideia aqui é simples, o PRIMEIRO PASSO foi cortar pedaços de 10 cm de tubo para esgoto de 75mm², cortamos ele nesse tamanho, porque ele precisa atravessar o isopor sobrando em média 4 cm para cobrir com o concreto depois.

A gente também já faz um furo no tubo para encaixar o conduite nele dessa forma aqui, a ideia é que esse tubo sirva como uma caixinha de passagem no teto, mas que seja uma caixa mais fina e funda para caber o driver do spot.

Para furar estou usando uma broca escalonada, mas você pode fazer na serra copo de 25mm² ou se não tiver dá pra abrir até com broca mesmo. Aqui por exemplo estou fazendo furo dos dois lados, pois vou passar o conduite direto por esse tubo e interligar ao outro spot ao lado desse, vai ficar dessa forma aqui, faço isso em todas as peças.

E para o fundo não ficar vazado e entrar concreto na hora de bater a laje, cortamos pedaços de isopor e colocamos no fundo, o conduite vai passar por baixo e apoiar o isopor. Você pode fazer isso usando papel também, faz uma bucha de papel e coloca na caixinha, depois que o concreto secar é só tirar.

Vale lembrar que não cheguei a testar essa invenção na laje de tijolo, ao meu ver dá mais trabalho, e também acho que pra isso vem umas caixinhas próprias para spot e no tamanho de um tijolo já, nunca usei, mas já vi modelos na internet, enfim, vamos ver como instalar isso na laje de isopor.

E aqui sobre a laje fica assim, a gente faz um furo no isopor, coloca o pedaço de tubo e o conduite passa direto por eles e já liga direto no spot final do banheiro, aqui ainda tá faltando colocar os pedaços de isopor ou papel, a gente faz isso na hora de concretar.

Já por baixo da laje olha só como fica, aqui teremos um painel de TV, por isso optei colocar spots a 30cm da parede, depois de instalado e com o gesso no teto vão valorizar muito minha sala. E lógico mantive os pontos de iluminação central dos outros ambientes usando as caixinhas octogonais normalmente.

Agora vamos ver se realmente isso funciona, comprei esses spots aqui de 5W, optei colocar um modelo quadrado, mas dá pra colocar o redondo também, afinal o nicho deles tem 72mm, então entra bem justo no tubo. Coloco primeiro o drive da iluminação, depois aperto as travas de mola e encaixo o spot no tubo, ficou top de mais, e não sai cara, dá uma boa pressão, e fica de fácil ajuste, tá pra nascer uma invenção tão boa quanto essa pra embutir spot na laje.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.