📩 Essa PEÇA te LIVRA de um PREJUÍZO de atĂ© R$ 200,00 đŸ’Č

Saiba mais – https://ift.tt/2YdFxxM

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação ElĂ©trica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que VocĂȘ NĂŁo Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2NfYSdH

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall ElĂ©trica:
⚡ https://goo.gl/X7uPUz

——
👉 Conheça o Curso de Comandos ElĂ©tricos da Sala da ElĂ©trica:
⚡https://goo.gl/Jns9f2

Inscreva-se em nosso canal: https://goo.gl/txZzEE

👉 Olha, estamos aqui:

⚡ Facebook: https://goo.gl/XhJBpx
⚡ Twitter: https://goo.gl/0Xyr7F
⚡ Youtube: https://goo.gl/txZzEE
⚡ Pinterest: https://goo.gl/Z6tqXU
⚡ Linkedin: https://goo.gl/9Qztp2
⚡ Blog do Eletricista: https://goo.gl/DBDRRe
⚡ Instagram: https://goo.gl/xufvgn

——
👉 Curso NR10 com 20% de desconto:

⚡ https://goo.gl/F5khB9

——

TOP VÍDEOS

👉 Cñmeras de Segurança, INSTALAÇÃO SUPER FÁCIL 🔧

👉 O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super FĂĄcil 🔧

O QUE ACONTECE SE VOCÊ PLUGAR UM PEN DRIVE NA TOMADA?

Engehall Elétrica

——

O que é DPS? Conheça os Dispositivos de Proteção contra Surtos e como eles protegem seus equipamentos contra queimas causadas por raios
Posted on 16 de dezembro de 2016 by Design CLAMPER
Dispositivos de proteção contra surtos (DPS) sĂŁo equipamentos desenvolvidos com o objetivo de detectar sobretensĂ”es transitĂłrias na rede elĂ©trica e desviar as correntes de surto. Estes distĂșrbios, sĂŁo mais comuns do que muitos imaginam, ocorrendo diariamente em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Mas, como eles sĂŁo gerados? E mais, que tipo de danos os surtos elĂ©tricos podem causar? Qual Ă© a melhor proteção para os nossos equipamentos?

Essas e vĂĄrias outras dĂșvidas serĂŁo esclarecidas a seguir, de maneira simples e prĂĄtica. Siga conosco!

O QUE É O SURTO ELÉTRICO?
Surto elĂ©trico Ă© uma onda transitĂłria de tensĂŁo, corrente ou potĂȘncia que tem como caracterĂ­stica uma elevada taxa de variação por um perĂ­odo curtĂ­ssimo de tempo. Ele se propaga ao longo de sistemas elĂ©tricos e pode causar sĂ©rios danos aos equipamentos eletroeletrĂŽnicos.

surto elétrico

DE ONDE VEM O SURTO ELÉTRICO?
Os surtos elétricos são normalmente causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de grandes måquinas. Saiba mais sobre cada tipo de situação:

O que Ă© DPS

1.Descargas Atmosféricas
Sempre que um raio cai, seja diretamente ou prĂłximo Ă  uma instalação / rede elĂ©trica, sĂŁo gerados surtos. Eles podem chegar atĂ© os aparelhos conectados Ă s redes elĂ©tricas, linhas de dados, como internet e TV a Cabo e linhas telefĂŽnicas. A grande maioria dos surtos gerados por raios sĂŁo ocasionados por descargas indiretas. Ou seja, mesmo que o raio caia a quilĂŽmetros de distĂąncia, essa incidĂȘncia gera um campo eletromagnĂ©tico que se irradia pelo ambiente e transfere uma parcela do raio ao encontrar condutores metĂĄlicos.

2. Manobras de Rede
Outra origem bastante comum do surto elĂ©trico se dĂĄ quando companhias energĂ©ticas fazem chaveamentos ou manobras de redes, causando a interrupção na distribuição de energia em determinados bairros ou ruas. NĂŁo apenas os blecautes, conhecidos popularmente como apagĂ”es, mas tambĂ©m as tentativas de religamento sĂŁo grandes fontes de distĂșrbios eletromagnĂ©ticos, incluindo o surto elĂ©trico.

3. Liga/Desliga de MĂĄquinas
O que a grande maioria das pessoas não sabe, é que os surtos elétricos acontecem de maneira cotidiana devido também ao ligar e desligar de grandes motores. Os surtos podem ser gerados tanto por elevadores em prédios comerciais e residenciais; quanto por equipamentos ainda mais comuns, como aparelhos ar-condicionado ou måquinas de lavar. Todas as vezes que são ligados e desligados, estes motores geram sobretensÔes transitórias que podem causar danos imediatos, à médio e longo prazo aos equipamentos conectados à mesma rede de energia.

COMPRAR AGORA
PROTEJA SEUS EQUIPAMENTOS. ACESSE A LOJA CLAMPER!

QUAIS DANOS OS SURTOS ELÉTRICOS PODEM CAUSAR?
Os principais danos causados pelos surtos elĂ©tricos sĂŁo a degradação de componentes; a diminuição de vida Ăștil de equipamentos eletroeletrĂŽnicos e atĂ© mesmo a queima instantĂąnea destes aparelhos. Como explicado acima, existem situaçÔes difĂ­ceis de se prever, como a queda de um raio; mas tambĂ©m cenĂĄrios rotineiros, onde equipamentos de alta tecnologia e grande valor para o dia-a-dia, podem ser danificados causando prejuĂ­zos imensurĂĄveis.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.