🕙 3 MACETES que APRENDI para PUXAR FIAÇÃO ELÉTRICA mais RÁPIDO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

🔴 Entre em nosso TELEGRAM e seja notificado sempre que sair novos vídeos:
https://ift.tt/2SOVwyy
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso Energia Solar Lucrativa:
https://ift.tt/2zHSPIT
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Hoje é dia de passar o cabeamento da casa na roça, e separei pra vocês alguns macetes que aprendi lendo os comentários de vocês mesmo aqui no youtube.

O primeiro passo antes de começar a puxar a fiação na obra é limpar todas as caixinhas. Começando pelo teto a gente sempre usa um canivete ou estilete para cortar as sobras dos conduítes e para puxar dependendo do ângulo a gente usa um alicate de bico, mas na maioria dos casos conseguimos cortar o conduíte e torcê-lo de forma que é possível retirar sem ter que usar o alicate de bico.

Pessoal, a gente limpa tanto as caixinhas do teto quanto às da parede da mesma forma, tem hora que fica resto de massa dentro das caixas, ai a gente usa uma talhadeira fininha pra retirar, agora vamos passar os cabos, só que já vou adiantar, meu pedreiro não havia chumbado o quadro de distribuição ainda, então resolvi passar os cabos e chumbar o quadro depois, só que tem umas dicas importantes, com isso o PRIMEIRO MACETE é identificar com fita crepe ou fita isolante colorida para onde vai cada conduite.

Condutores elétricos: tipos de fios e cabos

Fio sólido
Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V, material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Cabo flexível e cabo rígido
Assim como os fios sólidos, estes cabos também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC. Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras. Possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, no entanto, eles se diferenciam em sua flexibilidade.

Cabos PP
Esse modelo possui grande flexibilidade e é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda. São utilizados também no mercado automotivo. Os Cabos PP são formados por condutores de fios de cobre. Possui esse nome por ter duas capas de PVC, uma dentro da outra, podendo ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação. São bem resistentes e seguros.

Cabos paralelos
Esses tipos de fios e cabos são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres. Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis.

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.