🕸 Pegamos essa INSTALAÇÃO ANTIGA pra DESMANCHAR e fazer uma NOVA

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Pegamos uma instalação antiga caindo aos pedaços quase pegando fogo pra desmanchar e fazer tudo do zero, olha só o tamanho de um um quadro de distribuição para uma casa de 250m².

Tivemos que quebrar bastante na parede para chumbar o novo quadro, boa parte do antigo teto de gesso foi ao chão também para passarmos os novos dutos e caixinhas , afinal dentro da laje era tudo eletroduto de ferro enferrujados, com 20 mm de espessura e pra piorar era tudo cabos rígido ainda!

Esse aqui é o quadro guerreiro que vem distribuindo toda a elétrica dessa casa gigante de 250m², não sei como isso ainda não pegou fogo. Tem até 2 chuveiros em um mesmo circuito aqui no disjuntor de 40A, meu Deus! E notem que deu problema recentemente, colocaram um disjuntor Din no meio ai, mas não adiantou nada não. Agora olhem isso aqui em cima, trava a imagem pra mim, segundo o cliente uns dias atrás aconteceu um estouro e ele chamou um eletricista do bairro que falou que o neutro rompeu, ai ele não conseguiu trocar o cabo resolveu então passar um cabo por fora, olhem isso comprou cabo 16mm e emendou lá no padrão direto ai, cara que gambiarra. Mas enfim está ai o B.O, tudo fio rígido, sem padrão de COR, disjuntor NEMA, caramba, vamos resolver esse pesadelo.

O primeiro passo então é cortar a energia geral para desmanchar todo esse quadro possibilitando a retirada de todos os cabos antigos de dentro da laje. Por mais que não vamos usar os cabos velhos e nem as tubulações, também não vamos deixar cabo sem utilização dentro dos tubos, isso pode causar até um acidente no futuro. Retiramos os disjuntores um a um e vamos cortando todas as emendas existentes nos cabos para facilitar que puxamos depois.

Ainda deixamos alguns cabos aqui dentro porque no futuro esse quadro pode servir de caixa de passagem para um dos circuitos dessa cozinha, por isso isolamos e deixamos alguns cabos de espera por aqui, vai que precisamos né rsrs é uma boa prática.

Enquanto isso o Brener já vai adiantando a outra parte, vai retirando todas as luminárias. Essa aqui é das antigas viu, a gente achou lâmpada fluorescente de 20W nela e reator convencional ainda, quem lembra disso rsrsrs. Notem o cabo azul de 16mm passando pendurado atrás dele, cara que loucura isso, o eletricista que teve aqui veio com esse cabo lá do padrão pelo corredor externo, passou com ele pela janela fez uma barriga ainda por cima e conectou na caixa de passagem, só faltou dizer pra cliente que ainda podia usar de varal caso ela precisasse.

Em compensação tem uma equipe de pedreiros quebrando pra gente, olha só o quadro pré chumbado aqui. O cliente contratou uma empreiteira para essa parte, uma pena que eles acabaram comprando eletrodutos misturados. A gente sempre opta por eletrodutos corrugados amarelos anti chama, infelizmente esse modelo cinza aí promete ser anti chama mas a grande maioria das marcas que testei não é.

A empreiteira também adiantou a fixação dos dutos e novas caixinhas no teto, na verdade não estava tudo bem fixado, a gente depois reforçou muitas partes com nossas próprias abraçadeiras tipo cunha. Aqui já estamos passando alguns cabos e derivando os circuitos já, notem também que algumas caixinhas antigas do teto não estavam centralizadas, coube a nós centralizar. Foi tudo feito novamente pessoal, pedimos para retirar todas elas e chumbar novas caixas em pvc com gesso, assim fica mais seguro e uma instalação mais atual também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *