ūüė≤ ISSO vai mudar seu jeito de MONTAR QUADRO de DISTRIBUI√á√ÉO

‚ö°ÔłŹ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instala√ß√£o El√©trica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Voc√™ N√£o Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ‚ö°ÔłŹ
——

‚účūüŹĽ Para os N√ÉO INSCRITOS ūüĒī “N√ÉO CLIQUE NO LINK” ūüöę: https://ift.tt/2pb2BgS
——

ūüĎČ Conhe√ßa o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall El√©trica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

ūüĎČ Conhe√ßa o Curso de Comandos El√©tricos da Sala da El√©trica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
‚úćÔłŹ Deixe seu coment√°rio
ūüďĘ Compartilhe com os amigos
ūüēĶ Siga nossas redes ‚ěĹ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

ūüĎČ Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Voc√™ sabe onde est√° o ‚Äúcora√ß√£o‚ÄĚ da sua instala√ß√£o el√©trica? isso mesmo, toda instala√ß√£o tem ou pelo menos deveria ter, que √© exatamente o quadro de distribui√ß√£o de circuitos o ‚Äúcora√ß√£o‚ÄĚ da sua instala√ß√£o el√©trica. √Č nele que se encontram os dispositivos de prote√ß√£o como por exemplo, disjuntor, DPS e DR. Pensando na import√Ęncia do quadro de distribui√ß√£o e a dificuldade e duvidas relacionadas ao QDC, preparamos este artigo, explicando detalhadamente como montar um quadro de distribui√ß√£o residencial, vamos l√° pessoal!

O que é quadro de distribuição?
O quadro de distribui√ß√£o √© obrigat√≥rio em todas as instala√ß√Ķes el√©tricas, pois √© onde se localiza os dispositivos de prote√ß√£o de uma instala√ß√£o el√©trica residencial, industrial, comercial etc. O quadro de distribui√ß√£o √© respons√°vel por armazenar, proteger os dispositivos de prote√ß√£o e faz a distribui√ß√£o de todos os circuitos da instala√ß√£o.

Podemos destacar que o quadro de distribui√ß√£o tamb√©m √© conhecido por muitas pessoas como quadro geral, quadro de disjuntor e QDC (quadro de distribui√ß√£o de circuitos). O quadro de distribui√ß√£o pode ser encontrado em PVC ou met√°lico, nas resid√™ncias o mais comum √© em PVC, por ser mais barato. O QDC de ferro √© mais usado em ind√ļstria e na montagem de comandos, tanto o quadro de distribui√ß√£o de PVC quanto o met√°lico s√£o encontrados de embutir e sobrepor.

O que são dispositivos de proteção?
Os dispositivos de prote√ß√£o s√£o respons√°veis por proteger sua resid√™ncia de eventuais problemas como por exemplo, fuga de corrente el√©trica, curto circuito e sobretens√Ķes. Os dispositivos respons√°veis por essa prote√ß√£o s√£o disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de prote√ß√£o contra surtos), s√£o os principais componentes de um quadro de distribui√ß√£o.

Componentes de um quadro de distribuição.
Os principais componentes de um quadro de distribuição são barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN, disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos). Existem outros componentes como por exemplo, contator, relé, multimedidor entre outros, mas que não são muito usados em residências.

Disjuntores
Os disjuntores são dispositivos que protegem contra curto circuito ou sobrecarga, sendo fundamental para evitar acidentes e até mesmo incêndios. Existem diferentes modelos de disjuntores como por exemplo, DIN e NEMA, podendo eles serem monopolar, bipolar ou tripolar.

DR (diferencial residual)
O DR é responsável por proteger contra fuga de corrente elétrica, sendo assim protege contra choques elétricos. Existem dois tipos de DR, que são os IDR (interruptor diferencial residual) e DDR (disjuntor diferencial residual). Os DR também possuir curvas B, C e D, e diversos modelos como por exemplo, bipolar, tripolar e tetrapolar.

DPS (dispositivos de proteção contra surtos)
O DPS √© um dispositivo de prote√ß√£o contra surtos el√©tricos, importante para proteger os equipamentos el√©tricos e eletr√īnicos. Os surtos el√©tricos acontecem por causa das descargas atmosf√©ricas que atingem redes el√©tricas e anomalias na rede el√©trica, como por exemplo acionamento de grandes motores.

Trilho tipo din e barramentos de neutro e aterramento
O Trilho tipo DIN √© utilizado para fixar os dispositivos de prote√ß√£o. Os barramentos de neutro e aterramento s√£o forma mais segura e organizada para distribui√ß√£o de condutor el√©trico e interligarem todos os condutores em um √ļnico ponto, assim facilitando manuten√ß√Ķes futuras e garantir que todos os condutores estejam bem fixados.

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *