⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/2M9ln1h
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Já faz um tempo que tem uma galera me pedindo esse projeto. Como aqui quem manda sou eu (mas faço o que os leitores pedem), hoje tem, finalmente, o passo a passo de uma luminária de trilho. Nem vou enrolar muito na introdução não porque o post tá bem grande com muitas fotos. Bora para o que você vai precisar então:

Eletrocalha ou Perfilado. Tem pra vender em lojas de elétrica também. Vem em barras de 6 metros (34,00). Optei pela de 38mm.
Refletores. Eu usei 4, mas você adapta isso pra sua necessidade. Paguei 18,00 em cada numa loja de elétrica em BH. Existem modelos menores e mais em conta. Qualquer tipo de spot que tenha essa alça pra ser fixado pode ser utilizado, inclusive aqueles que já vem presos numa canopla. É só desmontar e usar normalmente.
Sapata pra eletrocalha. São as tampas pra fechar e dar acabamento nas extremidades. Custou 3,oo cada.
Fio paralelo
Tinta Spray, caso você não queria na cor original
Parafuso Auto atarraxante com bucha pra gesso (4,00 cada)
Arruelas. 1 pra cada refletor.

Pra começar, pedi na loja para cortarem a eletrocalha em 2 pedaços de 3 metros. Ai pintei tudo com tinta spray preta fosca. Fiz a mesma coisa com os refletores mas, nesse caso, desmontei tudo antes. Só pra reforçar: tinta spray deve ser aplicada em finas camadas esperando o tempo entre elas (uns 15 minutos).

Depois de seco, começa a montagem. Primeiro remontei os refletores (que já estão com a nova cor) e depois fixei todos na eletrocalha com ajuda de arruela, parafuso e a borboleta que já vem em cada um. O fio, passei pelos buracos na lateral da eletrocalha. Ah, tem que deixar a mesma distancia entre os refletores pro negócio ficar mais harmônico ok?

A instalação elétrica é bem simples. Lembra do Pendente que ensinei aqui no blog? É o mesmo esquema. É uma ligação paralela que deve ligar todos os fios iguais. Ai, juntos, eles viram apenas 2 que serão ligados nos fios do teto. Tudo protegido com fita isolante, claro. Vale sempre lembrar: Se você não tem a menor ideia do que leu, peça ajuda, não tome um choque e seja feliz.

Depois de fazer a ligação, teste pra ter certeza que tá tudo certo. Se acendeu geral, é só colocar as sapatas na extremidade, deixar o fio que será ligado no ponto de luz pra fora, e partir pra instalação.

Pra instalar, o ideal é que tenha alguém pra te ajudar. Primeiro desinstalei a luminária antiga e deixei os fios expostos. Depois fiz um furo no teto pra fixar a bucha. Fixei apenas um ponto no meio da luminária de trilho. Isso já deixa ela presa o suficiente pra você poder marcar os outros pontos que serão fixados. Use arruelas nos parafusos mais uma vez garantir uma boa fixação.

Pra fazer a ligação final, emende o fio que ficou pra fora da luminária nos fios do ponto de luz. Use fita isolante e esconda a ligação dentro do teto. Pro acabamento ficar legal, você pode colocar uma canopla na cor da luminária pra esconder os fios.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *