🧪️ Precisamos INOVAR para MONTAR esse QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2B6Mgwh ⚡️
——

✋🏻 Para os NÃO INSCRITOS 🔴 “NÃO CLIQUE NO LINK” 🚫: https://ift.tt/2pb2BgS
——

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
https://ift.tt/2B2XaDh
——

👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
https://ift.tt/31jv3dN
——

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ https://ift.tt/2MyzEU5
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

👉 Curso NR10 com 20% de desconto:
https://ift.tt/2OEFKoH
——

Nessa casa teremos aqui um total de 10 circuitos, são eles:
01 – Iluminação A
02 – Iluminação B
03 – Tomadas de uso geral – Suíte 01 + Quarto 01
04 – Tomadas de uso geral – Quarto 02 + Wc Social
05 – Tomadas de uso geral – Suíte 02 + Lavanderia
06 – Chuveiro – Suíte 01
07 – Chuveiro – Social
08 – Tomada de uso geral – Cozinha
09 – Tomadas de uso específico – Microondas
10 – Tomadas de uso geral – Copa/ Sala

Anilhas prontas o próximo passo é organizar os cabos que faltam, pra isso usamos abraçadeiras de nylon ou rapstrap que é esse modelo ai. O segredo aqui é juntar todos os cabos de neutro de um lado do quadro, e os de terra do outro lado, dessa forma vai ficar simples de organizar tudo e fechar o quadro, bora tacar o pau nessa parte.

Cabos organizados lá no quadro, hora de cortar os barramentos pente usados para as fases. Como já falei em alguns vídeos podemos sim cortar os barramentos, nós por exemplo compramos sempre essas peças com 1 metro de comprimento e cortamos. É preciso apenas medir o tamanho do barramento já no quadro montado e cortar, lembrando sempre de deixar circuitos reservas para uma futura instalação caso precise ampliar a rede. Em seguida a gente encaixa o barramento sobre os disjuntores e aperta os parafusos dos bornes. Aqui temos os dois DPS, como o neutro é aterrado nao vamos usar DPS pro neutro, o disjuntor geral bipolar de 63A, um IDR tetrapolar de 63A, dois disjuntores bipolares de 25A para os chuveiros e no trilho inferior estão os disjuntores de iluminação, tomadas de uso geral e uso específico.

Agora vem a parte boa, nesse quadro aqui resolvemos inovar, substituimos os barramentos de neutro e terra por bornes e conectores Wago, tudo a mola. Estou fixando os bornes com o kit de conectores no trilho inferior, olha que massa que são eles.

Já com o quadro todo montado e todos os cabos devidamentes separados e anilhados hora de colocar o trilho com todos os disjuntores no quadro e parafusa-lo nas laterais. Nessa hora peço a ajuda do Brener, ele segura os cabos de fase e neutro para cima para ter um melhor encaixe do suporte dos trilhos.

Como eu havia apertado todos os bornes dos disjuntores junto ao barramento tive que afrouxar todos novamente para encaixar na parte de cima do idr um cabo de neutro com um conector genérico, depois dele no lugar eu aperto todos os bornes novamente, aqui tem que apertar com força mesmo e testar a conexão pra evitar problemas no futuro.

Com o quadro devidamente no lugar e organizado, chegou a hora de crimpar os cabos começo pelos do chuveiro que são os vermelhos do bloco superior. Primeiro eu abro os bornes do disjuntor e insiro os cabos e aperto eles dando um bom aperto para evitar sobreaquecimento deles e lembrando que o próprio barramento faz o balanceamento de cargas dos circuitos pois a alimentação dessa casa é 220v ai sempre colocamos os chuveiros em 220V e os outros circuitos 127V distribuidos nas duas fases, isso é balancear as cargas.

Aqui estamos com todos os cabos crimpados e colocados nos disjuntores de cada circuito. E embaixo já começamos a montar os bornes de neutro e terra com os conectores de 6mm. Decapamos a ponta de todos os cabos e estamos separando neutro de um lado e terra do outro. A gente precisa fazer duas pontes com cabo 6mm para sair do borne verde e alimentar os dois trilhos com conectores de 5 vias de 6mm, vale lembrar que cada conector desse vai suportar até 41A, então como vamos usar 2 a capacidade dobra pra 82A, a mesma coisa vamos fazer no borne de neutro.

Pronto, agora sim tá praticamente fechado nosso QDC, olha que massa que ficou esse quadro. Dispositivos de proteção devidamentes instalados e conectados, DPS, IDR, DISJUNTORES, bornes de neutro e terra no kit wago, cabos dos circuitos todos anilhados identificando cada circuito, deixamos espaço para circuitos reservas e claro os protegemos com isolador de barramentos para ter uma melhor segurança. Faltou apenas dois pedaços de cabo 6mm azul para sair do borne de neutro e alimentar os conectores, mas antes de fechar o quadro a gente colocou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *