5 COISAS SIMPLES que "SALVAM a SUA PELE" - TOP 5 1

CAPACETES.

Funções:
_ Proteger a cabeça contra impactos externos diversos
_ Diminuir o impacto causado pela queda de objetos na região do crânio ou pela projeção da cabeça sobre algum objeto sólido.

Existem dois tipos de capacete de segurança: classe A e classe B.

Capacete classe A – Peça única composta por polipropileno de alta densidade e sem porosidade, usualmente o capacete classe A possui adaptador para lanterna. Muito utilizado na área da construção civil, este modelo também é indicado para trabalhos em altura, como resgate, alpinismo e em ambientes florestais.
CONTRAINDICADO PARA TRABALHOS QUE ENVOLVAM ELETRICIDADE.

Capacete classe B – Os capacetes Classe B são muito parecidos em forma e composição aos de Classe A. Porém, possuem maior rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada em sua composição, sendo adequado à atividades ligadas ao manuseio de rede elétrica.
Este modelo se subdivide em: aba total (Tipo I), aba frontal (Tipo II) ou sem aba (Tipo III).

CINTOS DE SEGURANÇA.

Os cintos de segurança exercem um papel fundamental para a segurança, tendo como função criar pontos de conexão no corpo do trabalhador e distribuir o impacto gerado em uma queda nestes pontos ao longo do corpo.

Os tipos de cintos de segurança EPI são:

Cinto paraquedista com 1 ponto de conexão: Ideal para utilizar em conjunto com talabarte em Y, trava quedas retrátil, trava quedas para corda ou trava quedas para cabo de aço. É importante ressaltar que só é permitido usar um dispositivo por vez, pois o mesmo, possuí somente um ponto de conexão.

Cinto para espaço confinado com alças nos ombros: Ideal para utilizar em atividades onde seja necessário o uso em conjunto do trapézio. No içamento ou resgate em espaços confinados.

Cinto para trabalhos em posicionamento com ponto de conexão abdominal: Ideal para atividades em que seja necessário o uso em conjunto do talabarte de posicionamento; onde o trabalhador precisa das mãos livres. Com conforto lombar também.

Cinto para alpinismo industrial, acesso por cordas e resgate: Ideal para atividades onde exijam mais conforto para o trabalhador.

Cinto paraquedista para solda: Ideal para atividades de solda: Cinturão feito com as fitas em Kevlar, para obter resistência aos respingos oriundos da atividade de soldagem. Deve ser utilizado com os dispositivos de retenção de queda no mesmo material, no caso do talabarte.

LUVAS ISOLANTES E DE PROTEÇÃO

Com a finalidade exclusiva de oferecer proteção pessoal contra choques elétricos, as luvas isolantes de borracha atendem normas específicas ASTM D120/NBR 10622, e apresentam resistência de até 40.000 V (tensão de uso 36.000 volts). Disponível nas cores preta e bicolor e nas classes 00 (2,5 kV), 0 (5 kV), 1 (10 kV), 2 (20 kV), 3 (30 kV) e 4 (40 kV).

– CATÁLOGO COM MAIS INFORMAÇÕES

ÓCULOS DE PROTEÇÃO/ SEGURANÇA

Os óculos de proteção (mutualmente chamados também de óculos de segurança) são equipamentos essenciais, utilizados em inúmeras atividades profissionais, sejam elas comerciais ou mesmo industriais.

Exemplos de profissionais que necessitam da utilização dos óculos de segurança nas execução de suas atividades:

_ Trabalhadores que manejam solda;
_ Trabalhadores que manejam vidro;
_ Trabalhos que envolvem produtos químicos;
_ Trabalhos com madeira;
_ Trabalhos médicos;
_ Realização de diagnósticos laboratoriais;
_ Manipulação de aço;
_ Manipulação de materiais biológicos;
_ Trabalhos que envolvem a radiação ultravioleta, entre muitos outros.

BOTINAS DE SEGURANÇA

A Botina de Segurança oferece proteção aos pés e dedos contra danos térmicos, umidade e produtos químicos. O profissional deve manter a Botina de Segurança em perfeitas condições de uso.

Consulte aqui o CA do seu EPI

FONTES PESQUISADAS:
http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/
http://www.prometalepis.com.br/blog

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *