5 formas INCRÍVEIS de SE PROTEGER contra Choques Elétricos 1

5 MELHORES FORMAS DE SE PROTEGER CONTRA CHOQUE ELÉTRICO

Quer mais dicas como essas? Conheça o PORTAL PARCEIRO DA SCHNEIDER

Bom, existem várias formas de se evitar choque elétrico, como: NÃO USAR TÊS OU “BENJAMINS”, evitar GAMBIARRAS, e várias outras. Hoje vamos mostrar apenas 5 formas para se proteger.

5 – REVISAR INSTALAÇÕES A CADA 5 ANOS

Um condutor tem uma vida útil de aproximadamente 25 anos, mas ao longo do tempo ele é submetido, várias vezes, a sobrecargas e curtos-circuitos. Estas condições causam danos ao condutor, compromentendo principalmente a isolação, deixando-o vulnerável e diminuindo sua vida útil. Neste caso o certo a fazer é substituir o condutor, redimensionando-o para a nova realidade das cargas que, provavelmente, será com seção maior para suportar as sobrecargas impostas pela carga e ampliações futuras. Da mesma forma, os dispositivos de proteção deverão ser recalculados para esta nova situação, e a avaliação dos demais componentes deverá ser realizada em conjunto. A recomendação é que seja feita uma revisõa da instalação a cada cinco anos, no mínimo.

4 – DESENERGIZAR O CIRCUITO AO REALIZAR MANUTENÇÕES

ANTES DE MAIS NADA NÃO REALIZE MANUTENÇÕES SE NÃO ENTENDER BEM DO ASSUNTO. Desenergizar não é apenas desligar um disjuntor! Talvez você é uma pessoa que sabe trocar uma tomada ou quer trocar o resistor do chuveiro. É importante trabalhar sempre desenergizado, para isso vai lá, desliga o disjuntor, coloca um aviso no quadro de distribuição para ninguém chegar e religá-lo e depois teste com multimetro ou detector de tensão no circuito que irá trabalhar para se assegurar que não tem energia e eliminar o risco de choque elétrico.

3 – TER UM BOM SISTEMA DE ATERRAMENTO

O aterramento consiste na ligação do sistema e/ou dos equipamentos a terra, através de um condutor (cabo de terra), para que seja possível o escoamento das correntes de fuga do sistema (energia indesejada). Dessa maneira os profissionais ficam protegidos contra choques elétricos acidentais oriundos de falhas ou condições diferentes das normais de trabalho. Na prática, se uma máquina de lavar roupas não estiver conectada no aterramento e por algum motivo sua carcaça metálica entrar em contato com um cabo energizado, uma pessoa ao tocar na lataria sofre o choque e pode vir a óbito, principalmente se o piso estiver molhado (coisa provavél já que a máquina sempre fica em uma área molhada).

2 – DISPOSITIVO DR

O DR tem como função a proteção contra choques elétricos e a proteção do patrimônio evitando incêndios causados por falha elétrica. A proteção contra choques elétricos somente deve ser feita usando-se o DR de alta sensibilidade (30mA); Estima-se que 30% dos incêndios são causados por uma falha elétrica, daí a importância deste dispositivo.

1 – TOMADAS ORION COM PROTEÇÃO PARA CRIANÇAS

O maior risco de choque para as crianças está na curiosidade. Quem nunca ouviu falar “o menino enfiou algo na tomada”, o risco de choque elétrico nesse caso é muito grande. As tomadas Orion da Schneider possuem uma inovadora proteção (obturador) para crianças, garantindo segurança adicional. Os contatos energizados são apenas abertos quando um plug é inserido corretamente, ou seja, com os dois pontos de contato no mesmo tempo e ângulo.

Quer mais dicas como essas? Conheça o PORTAL PARCEIRO DA SCHNEIDER

O Portal do Parceiro da Schneider é uma excelente fonte de informação com cursos gratuitos de elétrica, vídeos sobre instalação elétrica, apostilas e materiais didáticos além de um programa de fidelidade para o eletricista faturar prêmios.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *