5 HABILIDADES QUE TODO ELETRICISTA DEVE TER 1

Você é um profissional da área elétrica? Eletricista, Engenheiro, Técnico, etc?

Será que você tem todas as habilidades necessárias para desenvolver na profissão?

Vem ver o TOP FIVE de hoje então!

Top5 – SABER USAR FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS DE
MEDIÇÃO

Bom, vai parecer brincadeira, mas acreditem que tem muito “eletricista” por aí que nunca usou um multímetro? Já me perguntaram em uma obra, mas pra que serve?
Claro que você não precisa saber tudo, mas se você se impõe como eletricista tem ao menos que saber o básico. Se informe e jamais pare de acompanhar as tendências e novidades, e claro usar a internet hoje pra isso é uma tacada de mestre, lançou produto novo, você já ta sabendo.

Top4 – CONHECER AS NORMAS QUE REGULAMENTAM A PROFISSÃO

Vou fazer uma pergunta básica e você deve me responder na sua mente.
Como se chama a norma brasileira que regulamenta instalações elétricas de BT no nosso país?
Se você pensou NBR-5410 você acertou, se não soube responder, está na hora de estudar, e muito. Surgindo qualquer dúvida sobre instalações BT, você vai à norma e esclarece, está tudo lá!

Top3 – LEITURA DE PROJETOS E DIAGRAMAS ELÉTRICOS

No início da carreira todos nós apanhamos para aprender a ler e a entender diagramas elétricos. Eu mesmo já vi muito “eletricista tarimbado” (experiente) não saber ligar um motor porque não entende o diagrama. Porém, colocando “mãos a obra” qualquer um aprende, de uma forma simples ou até na marra mesmo

Top2 – CONHECER OS RISCOS DE SE TRABALHAR COM ELETRICIDADE

Não é segredo pra ninguém que eletricidade mata, desde crianças já somos alertados quanto a isso. Então cabe a qualquer pessoa, que deseja passar quase 1/4 do restante da sua vida exposto a esse risco, ter muita atenção ao executar qualquer tipo de serviço.
A NR-10 é uma norma do Ministério do Trabalho que trata exclusivamente de segurança em instalações elétricas. Ela exige que qualquer profissional que trabalhe exposto ou próximo a eletricidade deve fazer um treinamento para conhecer os riscos. Eu sou instrutor de NR-10 a alguns anos e já orientei milhares de profissionais em todo o Brasil.

Top1 – ELABORAR ORÇAMENTOS

Quem nunca deu um preço e se perguntou: Será que estou cobrando caro ou barato? É uma questão complicada, porque muita gente não sabe quanto está gastando e se está compensando trabalhar assim. Ou então o eletricista vem e pergunta: Mas André, eu sou “fichado”, nunca precisei fazer orçamentos. Mas se amanhã você estiver na rua, vai ficar parado porque não sabe dar preço? Saber fazer um bom orçamento, calculando seus custos, e principalmente quanto quer ter de lucro, simplesmente determina seu sucesso como eletricista autônomo.

Apoio: Crimper

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *