AS 5 MAIORES FONTES DE ENERGIA DO BRASIL - TOP FIVE 1

Você sabia quais as fontes de energia elétrica estão atualmente em nosso país?

Segundo a ANELL, atualmente o Brasil possui no total 4.697 empreendimentos em operação , totalizando 153.519.555 kW de potência instalada, com uma previsão de 24.453.459 kW na capacidade de geração do País nos próximos anos, proveniente dos 254 empreendimentos atualmente em construção e mais 591 em Empreendimentos com Construção não iniciada.

Resolvemos então falar sobre 5 principais fontes de energia em nosso país, classificando-as por capacidade de geração, vamos lá!

1 – Energia Hidrelétrica (UHE-CGH-PCH)

A energia hidrelétrica corresponde ao aproveitamento da água dos rios para a movimentação das turbinas geradoras de eletricidade. No Brasil, essa é a principal fonte de energia elétrica do país, sendo responsável por quase 65% da matriz energética brasileira.

Neste modelo, constroem-se barragens no leito do rio para o represamento da água que será utilizada no processo de geração de eletricidade. O mais aconselhável é a construção de barragens em rios que apresentem desníveis em seus terrenos, com o objetivo de diminuir a superfície inundada.

2 – Energia termelétrica (UTE)

A energia termoelétrica opera com o aquecimento da água para a produção de vapor, que aciona o gerador elétrico por meio de turbinas. Atualmente essa fonte de energia corresponde a quase 27% da matriz energética brasileira.

O funcionamento de uma usina termoelétrica – ocorre da seguinte forma: a queima do combustível propicia o aquecimento de água armazenada no reservatório, o que forma um vapor, que, por sua vez, é direcionado para as turbinas do gerador responsável pela produção de eletricidade.

3 – Energia eólica (EOL)

Como já adiantamos, o vento é um recurso energético inesgotável e, portanto, renovável. Em algumas regiões do planeta, a sua frequência e intensidade são suficientes para a geração de eletricidade por meio de equipamentos específicos para essa função. Basicamente, os ventos fazem os chamados aerogeradores, que ativam turbinas e geradores.

O mais interessante é que essa tecnologia tem tomado conta do nosso país, atualmente a energia eólica é responsável por mais de 7% da matriz energética brasileira.

4 – Energia termonuclear (UTN)

A energia nuclear é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia. A energia nuclear mantém unidas as partículas do núcleo de um átomo. A divisão desse núcleo em duas partes provoca a liberação de grande quantidade de energia.

No fim da década de 1960, o governo brasileiro começou a desenvolver o Programa Nuclear Brasileiro, destinado a implantar no país a produção de energia atômica. O país possui a central nuclear Almirante Álvaro Alberto, constituída por três unidades (Angra 1, Angra 2, e Angra 3). Está instalada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, apenas Angra 2 está em funcionamento, correspondendo a mais de 1% da matriz energética brasileira.

5 – Energia solar (fotovoltaica)

A energia solar é o aproveitamento da luz do sol para a geração de eletricidade (sistemas fotovoltaicos) e também para o aquecimento da água (placas solares). Trata-se também de uma fonte inesgotável de energia, afinal temos sol todo dia rsrs.

Até pouco tempo atrás era uma tecnologia muito cara mas seu aproveitamento vem crescendo tanto com a instalação de placas fotovoltaicas em residências, indústrias e grandes empreendimentos quanto com a construção de usinas solares especificamente voltadas para a geração de energia elétrica. Atualmente o setor é responsável por apenas 0,1% da matriz energética brasileira, mas temos um bom caminho a percorrer ainda.

Fonte: http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm

CURIOSIDADES ENGEHALL

Você já ouviu falar da MAREMOTRIZ? Ou “energia das marés”?

Vale a pena conhecer – http://portaldaenergia.com/energia-maremotriz/

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *