AS 5 MAIORES HIDRELÉTRICAS DO MUNDO - TOP 5 1

5 MAIORES HIDRELÉTRICAS DO MUNDO

5º Tucuruí I e II – Brasil (8.370 MW)

Localizada ao longo do Rio Tocantins, na cidade de Tucuruí, ao sul de Belém do Pará, a Hidrelétrica de Tucuruí é maior usina 100% brasileira (pelo menos até a conclusão da usina de Belo Monte) e apresenta o segundo maior vertedouro do mundo. A sua construção se deu entre os anos de 1974 e 1984. Em 2008, a usina de Tucuruí passou por reformas que dobraram a sua capacidade, alcançando os 8.370 MW atuais.

4º Guri – Venezuela (10.200 MW)

A Hidrelétrica de Guri, também denominada por Central Hidrelétrica Simón Bolívar, está localizada no Rio Caroni e sua construção foi concluída em 1986. Essa usina garante o abastecimento de toda a Venezuela e ainda exporta parte de sua energia para o Brasil, mais especificamente o Estado de Roraima.

3º Belo Monte – Brasil (11.233MW)

A Usina de Belo Monte é a única da lista que ainda se encontra em fase de ativação, foi inagurada em 2016, mas algumas turbinas serão totalmente ativadas até 2019. Com a sua conclusão, ela se tornará a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a segunda maior da América Latina. Foi projetada para ter uma potência instalada de 11.233MW, o custo estimado foi de R$26 bilhões de reais.

2º Usina de Itaipu – Brasil (14.000MW)

Até 2012, essa era a maior usina hidrelétrica do mundo. A sua mais notória característica é o fato de ser uma hidrelétrica binacional, sendo utilizada por Paraguai e Brasil, uma vez que se encontra na fronteira entre esses dois países, no Rio Paraná. Suas obras foram iniciadas em 1975 e concluídas em 1982, sua construção contou com uma cooperação mútua entre os dois países.

Conforme acordado entre as duas partes, cada país utilizaria metade do total produzido pela hidrelétrica. Dessa forma, como o Paraguai não utiliza totalmente a sua metade, vende o restante para o Brasil. A Usina Hidrelétrica de Itaipu é responsável por abastecer 19% da produção de energia brasileira.

1º Usina de Três Gargantas – China (18.200MW)

A Usina de Três Gargantas, localizada no Rio Yang Tsé, além de ser a maior hidrelétrica do planeta, exerce outras duas importantes funções: primeiramente, ela ajuda no controle de enchentes causadas pela dinâmica fluvial da região e, em segundo lugar, colabora para a facilitação do transporte hidroviário ao longo do Yang Tsé. O início de suas obras ocorreu em 1993 e sua conclusão aconteceu em 2012, com um custo estimado em US$25 bilhões.

Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. “As Maiores Hidrelétricas do Mundo”; Brasil Escola.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *