Balanceamento de fases oque é? #DicasFlash 47 1

Uma alimentação trifásica é composta por quatro fios: 3 fases + neutro. Na maioria dos casos cada fase tem tensão de 127 Volts, proporcionando assim uma melhor distribuição de carga por fase, o que resulta no balanceamento de carga residencial.


Ao chegar ao quadro de distribuição as fases podem ser distribuídas uniformemente entre os circuitos de modo a obter-se o maior equilíbrio possível, por exemplo, uma fase alimentará um chuveiro, emquanto a outra alimenta o circuito da cozinha, e a última alimenta outro circuito, etc.

Com as fases devidamente distribuídas, ao ligar um chuveiro, as lâmpadas não ficaram piscando, pois a fase destinada ao chuveiro não é a mesma fase a qual está ligada ao circuito de iluminação.

O balanceamento de fases é muito importante em um projeto elétrico, pois através desse procedimento conseguimos obter a menor diferença possível entre a corrente que passa em casa fase. O balanceamento não se aplica para projetos que utilizem alimentação monofásica, ou seja, o balanceamento de fases só faz sentido para projetos com fornecimentos trifásico ou bifásico.

Quer aprender um método em 7 semanas para trabalhar como um eletricista de sucesso?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *