Baixe seu APP – https://ift.tt/2RJozSw

AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: https://ift.tt/2NfYSdH

Site de projeto online – https://ift.tt/2J6RSf2

👉 Conheça o Curso Gratuito de Eletricista da Engehall Elétrica:
⚡ https://goo.gl/X7uPUz

——
👉 Conheça o Curso de Comandos Elétricos da Sala da Elétrica:
⚡https://goo.gl/Jns9f2

Inscreva-se em nosso canal: https://goo.gl/txZzEE

👉 Olha, estamos aqui:

⚡ Facebook: https://goo.gl/XhJBpx
⚡ Twitter: https://goo.gl/0Xyr7F
⚡ Youtube: https://goo.gl/txZzEE
⚡ Pinterest: https://goo.gl/Z6tqXU
⚡ Linkedin: https://goo.gl/9Qztp2
⚡ Blog do Eletricista: https://goo.gl/DBDRRe
⚡ Instagram: https://goo.gl/xufvgn

——
👉 Curso NR10 com 20% de desconto:

⚡ https://goo.gl/F5khB9

——

TOP VÍDEOS

👉 Câmeras de Segurança, INSTALAÇÃO SUPER FÁCIL 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=95gmu…

👉 O SEGREDO de uma EMENDA PERFEITA – Super Fácil 🔧
https://www.youtube.com/watch?v=MEuWq…

O QUE ACONTECE SE VOCÊ PLUGAR UM PEN DRIVE NA TOMADA?

Engehall Elétrica

——

Você conhece todos os passos para elaborar um projeto elétrico residencial?
Assim como problemas elétricos impedem o bom funcionamento de um carro, a parte elétrica de uma casa pode dar muita dor de cabeça se não for feita de maneira correta e por um bom profissional.
Infelizmente, muitas pessoas não entendem a importância de um projeto para sua casa ou apartamento, e a falta de um bom projeto elétrico residencial também pode gerar futuros contratempos.
Nesse artigo, nós iremos abordar, todos as passos para elaboração de um projeto de instalações elétricas residenciais de baixa tensão, conforme a norma NBR 5410, e esperamos contribuir para instalações elétricas de melhor qualidade e mais seguras para todos nós.
Portanto, se você quer aprender as principais etapas na elaboração de um projeto elétrico residencial, então, continue lendo esse artigo.

O que é um projeto elétrico residencial
O projeto elétrico residencial é a representação gráfica e escrita da instalação com todos os seus detalhes.
Esses detalhes são a localização dos pontos de utilização da energia elétrica, comandos, trajeto dos condutores, divisão em circuitos, seção dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total, etc.
Todas as instalações são definidas em um projeto elétrico elaborado por um profissional especializado ainda na planta feita pelo arquiteto.
O projeto elétrico determina o porte da instalação, estabelece circuitos e especifica os materiais que serão usados na obra.
Também cabe ao projeto definir pontos de luz e eletricidade da edificação a partir de uma avaliação das necessidades de cada ambiente e dos possíveis aparelhos eletrônicos que serão instalados.
Os projetos elétricos são dimensionados de acordo com as necessidades do cliente, e adequados para trazer um melhor conforto e interação na sua utilização, de uma maneira geral, compreende quatro partes:
. Memória, em que o projetista justifica, descreve a sua solução;
. Conjunto de plantas, esquemas e detalhes que deverão conter todos os elementos necessários à perfeita execução do projeto;
. Especificações, onde se descreve o material a ser usado e as normas para a sua aplicação;
. Lista de Materiais, onde é levantada a quantidade de materiais.

Características do projeto elétrico
Sabe quando você decidir instalar um novo equipamento, como um sistema de alarme e não souber por onde passa a fiação ou se há capacidade para mais um aparelho?
Neste caso, será o projeto elétrico residencial que detalhará a bitola do fio, por onde está passando a fiação, qual disjuntor pode ser desligado sem comprometer toda a eletricidade da casa entre outros.
Muitas pessoas desconhecem a existência desse tipo de projetos e da sua complexidade e por tal razão, dispensam a contratação de um engenheiro eletricista para a elaboração do projeto elétrico.
Essas pessoas estão sujeitas a riscos indesejáveis e evitáveis como: incêndios, choques, gastos excessivos com materiais elétricos e consumo maior de energia por falhas no correto dimensionamento e proteção das instalações elétricas.
A instalação elétrica é uma das etapas mais importantes de uma construção, e todo imóvel residencial deve ter o seu projeto elétrico preparado de acordo com as normas técnicas para instalações elétricas de baixa tensão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *