Como instalar e testar RELÉS NOTURNOS de dia? #DicasFlash 35 1

Vou te ensinar um jeito prático e fácil para testar um relé:

Em iluminação pública, dispositivos responsáveis por comandar o acionamento de lâmpadas e acoplados a luminárias nos postes que constituem o sistema de fornecimento ou rede elétrica externa, são chamados relés fotoelétricos.

Funcionam conforme a claridade do ambiente com um valor referencial de “10 lux” sendo aquele que controla o funcionamento do relé, abaixo do qual ele atua ligando as lâmpadas e acima do qual efetua o desligamento.

Possuem estado definido pelo intervalo de tempo equivalente a 12 horas fechado ou aberto para efeito de tarifação pela concessionária, relativo ao consumo dos equipamentos de iluminação aos quais encontram-se ligados.

Considerando-se o fator eficiência, devem ser instalados com sensores apontando na direção sul, o que lhe atribui maior confiabilidade independente da estação climática (inverno ou verão).

A utilização do relé fotoelétrico é feita com uso de comando que pode ser individual (quando atua sobre um ponto luminoso apenas), por exemplo, o relé que comanda uma lâmpada em cada poste da rede elétrica de fornecimento ou em grupo (quando é responsável por acionar diversas lâmpadas), muito comum em praças e áreas esportivas.

Alguns relés necessitam de uma base para funcionamento. A tomada para relé ou simplesmente base, é um equipamento utilizado para encaixar os terminais do dispositivo, a fim de provê a conexão dele ao circuito com lâmpadas que serão comandadas pelo mesmo. Podem ser de 03 tipos: avulsa, incorporada ao reator ou incorporada à luminária.

Sobre a instalação deve ser observado o manual do relé que será instalado, pois as cores dos condutores variam de acordo com o fabricante. Ao lado segue um modelo de instalação de relés fotoelétricos.

Quer assistir mais aulas gratuitas ? Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *