COMO MEDIR CORRENTE COM MULTÍMETRO (SOMENTE EM ÚLTIMO CASO) 1

COMO MEDIR CORRENTE COM MULTÍMETRO? LEMBRE-SE: PARA UMA MEDIÇÃO SEGURA DA CORRENTE ELÉTRICA DEVE-SE USAR UM ALICATE AMPERÍMETRO ADEQUADO.

Medir corrente com multimetro digital, medir corrente com multimetro analogico.

Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir tensão, resistência, corrente, etc. Cada modelo é projetado para medir uma determinada quantidade de corrente elétrica, e este limite precisa ser compatível com o circuito elétrico a ser medido. Por exemplo, a passagem de 200 A por um multímetro projetado para 10 A ocasionará o rompimento do fusível. O limite de corrente estará indicado no aparelho ou no manual do proprietário.

A maioria dos multímetros possui funções para medição de várias grandezas distintas. Para medir a corrente, é necessário selecionar a função para medição de corrente contínua (DC) ou alternada (AC), de acordo com o circuito elétrico a ser testado. A fonte de energia do circuito determinará o tipo de corrente. Por exemplo, a energia doméstica utiliza corrente alternada, enquanto uma bateria utiliza corrente contínua.

Para assegurar-se de que o fusível não seja danificado, selecione a escala com limite de amperagem bem acima da leitura pretendida. Caso o display do multímetro não apresente nenhum valor quando conectado ao circuito, selecione uma escala menor.

Seu multímetro possui dois cabos, cada um contendo uma ponta de prova em uma ponta e um plugue na outra. Conecte os plugues nos terminais do multímetro designados para medição de corrente; o manual do proprietário especifica os terminais corretos caso não estejam identificados com clareza.

Esta prática é extremamente perigosa e pode causar choque elétrico caso esteja fazendo medições em uma tomada residencial ou outras fontes de energia. Desligue todos os disjuntores e faça um teste para certificar-se de que a eletricidade está desligada antes de iniciar o trabalho e manusear quaisquer fios, principalmente os desencapados. Não trabalhe em ambientes molhados ou com umidade elevada, pois pode haver condução elétrica, causando acidentes.

 

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *