Como MONTAR um QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO 220V BIFÁSICO 1

Apostilas Gratuitas Schneider – https://goo.gl/CgTZCq

Como MONTAR um QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO 220V BIFÁSICO?

Você sabia que até para montar um simples quadro precisamos seguir um PASSO A PASSO? Hoje vou ensinar vocês os seis passos principais para montar um QDC BIFÁSICO!

Bom, sabemos que toda a energia de uma instalação passa no quadro de distribuição certo? Por isso eu gosto sempre de afirmar que considero o QDC o CORAÇÃO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA, e como o nosso próprio coração também, o QDC precisa de cuidados. Mas quais ferramentas iremos precisar?

ALICATES: Universal, CORTE, Decapador e de CRIMPAR, Chaves de Fenda e Philips.

1ª ETAPA – PLANEJAMENTO DOS CIRCUITOS
Qualquer instalação elétrica eficiente deve possuir, de acordo com cada necessidade apresentada, a divisão de circuitos e, de acordo com a norma, devem estar identificados para a segurança de quem for fazer uma manutenção, ensaios, inspeções e para se evitar defeitos no circuito.

O QDC montado no vídeo possui os seguintes circuitos:

1 – Iluminação – 1X10A – 1,5mm²
2 – Tomadas de uso geral (TUG) – 1X20A – 2,5mm²
3 – Tomadas de uso geral (TUG) – 1X20A – 2,5mm²
4 – Tomadas de uso geral (TUG) – 1X20A – 2,5mm²
5 – Tomadas de uso geral (TUG) – 1X20A – 2,5mm²
6 – Chuveiro social – 2X32A – 4mm²
7 – Ar Condicionado – 2x10A – 2,5mm²

Por aqui já conseguimos saber qual deve ser a capacidade de espaços no quadro:

DR TETRAPOLAR – 4 ESPAÇOS
DPS – 3 ESPAÇOS
DISJUNTOR MONOFÁSICO – 5 ESPAÇOS
DISJUNTOR BIFÁSICO – 4 ESPAÇOS
CIRCUITOS RESERVAS – 6 ESPAÇOS (AFINAL TEMOS 7 CIRCUITOS E É BIFÁSICO)
TOTAL – 22 CHAVES

2ª ETAPA – MONTAGEM DOS CIRCUITOS

1º PASSO – Primeiro deve ser conferida a fixação do QDC, ele pode ser de embutir (chumbado na parede) ou sobrepor (parafusado na parede), em alguns casos será necessário uma limpeza para tirar restos de massas, gesso, sendo aconselhável usar marreta e talhadeira leves para esse trabalho, para finalizar use um pincel de pintura para eliminar o excesso de poeira.

2º PASSO – O próximo passo é a fixação dos barramentos de neutro e terra nas laterais do QDC, depois comece a organizar os cabos (neste ponto os cabos já deverão estar passados). Separe os condutores de aterramento, de neutro e de fase, se possível use abraçadeiras para uni-los, deixando os cabos prontos para serem cortados e conectados aos seus respectivos barramentos.

3º PASSO – Comece a “crimpar” os terminais tubulares nos cabos azuis destinados ao neutro e conecte-os ao barramento, muita atenção para não usar terminais mais grossos em cabos mais finos, o terminal deve ter a mesma seção do condutor. Faça isso com todos os cabos de neutro e repita o processo para os cabos verdes destinados ao aterramento, lembrando que teremos outro barramento para o aterramento.

4º PASSO – Após os cabos de Neutro (azul) e Terra (verde) estarem conectados aos seus respectivos barramentos, iniciaremos a montagem dos disjuntores no QDC. A fixação dos disjuntores DIN é bem simples, primeiro coloque a parte de cima no trilho e aperte a de baixo onde está a trava, para retirar o disjuntor é só desprender a trava com uma chave de fenda. Em nosso exemplo devemos colocar o DPS ao lado o Disjuntor Geral, e paralelamente o DR.

5º PASSO – Em seguida deve-se conectar os cabos de alimentação dos disjuntores nas saídas do DR e levá-los ao barramento pente bifásico que une os disjuntores, após esse passo começamos a crimpar os terminais tubulares nos cabos de fase dos circuitos e conectá-los aos seus disjuntores.

6º PASSO – Para dar um acabamento final nos condutores não se esqueça sempre de usar abraçadeiras Rapstrap para uni-los, após a conferencial final parafuse a tampa, identifique os circuitos e cole o aviso de segurança na parte interna da tampa. Pronto dessa forma você seguiu de forma simples e objetiva a montagem do QDC bifásico.

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *