COMO tirar FERRUGEM de FERRAMENTAS Super Fácil 16 1

Pessoal, antes de mais nada CUIDADO COM A ELETRICIDADE!

Esse experimento se baseia na proteção catódica, princípio da reação química de eletrólise dos metais, onde há um metal redutor que fornece íons e outro receptor que recebe e inibe a ferrugem do receptor.

Neste principio a corrente segue um único fluxo indo do polo negativo do fio para metal, sendo conduzido pela solução salina até metal de sacrifício que esta ligado ao polo positivo. Vale a pena lembrar que furos ou deformações causados por corrosão, não vão sair.

Os cuidados que deve tomar, SEMPRE usar energia elétrica em CORRENTE CONTÍNUA. A corrente da rede elétrica que chega nas residencias é corrente alternada e não deve ser usada diretamente neste tipo de experiencia, primeiro porque não vai haver o fluxo no sentido correto e segundo por causa da corrente, podendo causar explosões perigosas!

Deve-se usar corrente contínua, tipo fontes de energia de equipamento eletrônicos de pequena corrente, entre 500mA até 3A, corrente muito altas não quer dizer resultado será mais rápido depende de vários fatores como condutividade do metal, concentração do sal, grau de ferrugem e outros fatores.

A tensão continua também não pode ser muito alta, pois pode fazer buracos no metal limite aos 12 volt, por segurança.

Posso usar bateria de carro, para isto? Não, não pode a corrente da bateria é muito alta é pode ser perigoso.

Deixe a tomada longe de risco de contato com solução salina, caso vaze.

Não tente fazer adaptações, pois esta lidando com eletricidade e solução que é condutora de energia e pode ser perigoso.

Por curiosidade, este principio é usado nos oleodutos e gasodutos metálicos, onde se liga o polo negativo nos dutos. E também acontece nos carros onde o negativo é ligado na carroceria do carro, por esse motivo, além de ter outro motivos como redução de ruídos elétricos.

Fonte de Texto: Eng. Sergio Massao

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *