Curso de Eletricista em Campinas-SP [2021]

professor-aluno-curso-de-eletricista-em-campinas

Qual o melhor curso de eletricista em Campinas (São Paulo)? Hoje você vai poder conferir um resumo incrível sobre como se tornar um eletricista de verdade através do melhor curso e com o melhor preço. Tire dúvidas sobre a profissão e ganhe  mais motivação para começar neste texto.

Não é de hoje que várias profissões sumiram. Quem aí tem mais de 40 anos anos com certeza ouviu que sem ter curso de datilografia seria quase impossível arrumar um emprego.

Este tipo de conselho é tão antigo que a maioria das pessoas em si nem ao menos ouviu falar. Isto porque a datilografia era a habilidade de utilizar máquinas de escrever, que foram substituídas pelos computadores na década de 90.

Hoje temos várias áreas de trabalho que foram obsoletas, mas uma se mantém de pé. Esta é a área da eletricidade.

Afinal de contas quanto mais o tempo passa mais nós nos tornamos dependentes da energia elétrica. Quem aí já passou por um corte de luz sabe como a situação fica bastante delicada.

Sendo assim estou aqui para trazer para você a opção real de se tornar um profissional da eletricidade. Seja atuando como eletricista residencial ou industrial para atuar na cidade de Campinas (São Paulo).

Quero te apresentar as opções desta área assim como apontar o melhor caminho hoje para você se tornar um mestre no assunto. Vamos conferir?


eletricista-em-campinas-trabalhando-em-quadro-eletrico

Curso de Eletricista em Campinas (São Paulo) – Por que fazer?

Existem vários motivos pelos quais você deveria fazer cursos técnicos na área elétrica. Vou listar aqui alguns dos principais, mas acredite, podem haver vários outros que te motivem a seguir este rumo (Se lembrar de algum é só dar aquela força nos comentários, ok?)

1 – Alta procura

Como eu disse ali atrás, o mercado de eletricista está sendo constantemente agitado. O que não falta são opções incríveis para que você consiga um emprego de qualidade.

Conforme as cidades crescem, crescem também as necessidades por uma estrutura elétrica. A não ser que você pretenda morar em uma cabana será necessária uma instalação mínima para o suporte da casa, não é verdade?

Então, o eletricista está envolvido em todo o processo de construção, além de manutenção e reparo. Este é um ponto positivo que eu vou explorar a seguir, mas o fato é que esta é uma das áreas com o maior número de ofertas disponíveis.

E a tendência é continuar crescendo muito através dos anos. Por isso aqui está uma possibilidade bastante estável.

Isto sem contar a possibilidade de trabalhar com empreendimentos ou de maneira autônoma. O que é outro ponto positivo à parte.

As próprias demandas por instalações elétricas são o suficiente para manter uma pessoa ocupada de maneira fixa ou empreendendo.

2 – Variedade de atuações

Se tem uma coisa que realmente não acontece na vida de um eletricista dedicado é ficar sem trabalho. Afinal de contas estamos falando de uma área extremamente diversificada.

Enquanto houver uma casa de pé utilizando eletricidade, há a possibilidade de um eletricista trabalhar. Isto porque existem demandas desde a construção até a manutenção e por fim reformas.

Os três principais tipos de eletricistas são:

  • Instalação
  • Manutenção
  • Reparos

Vou falar mais para a frende de cada um deles separadamente, pois isso vai requisitar um destaque especial.

3 – Possibilidade de empreender

Algumas pessoas simplesmente conseguem ser mais autônomas e assim preferem trabalhar por conta própria. Esta possibilidade ampla de empreender na área da elétrica é um fator muito forte para a maioria das pessoas.

Isto te permite ter um horário muito mais livre do que as pessoas que trabalham com um regime de carteira assinada. Que muitas vezes pode se tornar um hábito realmente cansativo.

Claro, você terá que organizar sozinho suas férias e benefícios em geral, mas o fato é que ao empreender você terá a chance de ganhar mais do que um trabalho comum.

E ainda não posso me esquecer de que muitos eletricistas com trabalhos fixos possuem a chance de fazerem pequenos trabalhos avulsos em suas horas livres. Isto é realmente uma ótima opção.

4 – Facilidade de crescimento

Tanto para quem empreende quanto para quem tem trabalho fixo, ser um eletricista é realmente uma opção forte para se conseguir resultados reais.

Não é uma profissão onde você constrói seu nome do dia para a noite, mas como a demanda por trabalho é forte, você está sempre em acensão.

Isto vai exigir um comportamento exemplar, e bastante conhecimento. Então ao ver nossa opção de curso de elétrica na localidade de Campinas (São Paulo), pode ter certeza de que estará encarando algo completo e eficaz.

(O que faz um Eletricista?) – Quais as áreas que um curso de eletricista me habilita trabalhar?

Existem várias possibilidades de atuação de um eletricista. E o curso eletricista Campinas que vamos te informar vai te mostrar o que fazer em cada uma delas.

Mas aqui está uma pequena lista do que você vai poder fazer:

1 – Eletricista de Instalação

O eletricista de instalação possui a capacidade de criar toda a fiação de uma casa. Ele faz isto utilizando o projeto elétrico informado pelo engenheiro, ou então ele mesmo faz o projeto sozinho (dependendo do tamanho da casa).

Assim ele será responsável por fazer toda a instalação de tomadas pela casa. Interruptores estão inclusos juntos dos ventiladores de teto, aparelhos elétricos fixos, portões e tudo o mais que possa ser necessário.

Sua função é entregar uma casa totalmente energizada e 100% capaz de fazer tudo funcionar de maneira adequada. Entretanto é válido dizer que podem haver aparelhos que exijam um conhecimento específico para sua instalação.

Então o ideal é que o profissional procure pelas tendências e vá se atualizando. Instalações elétricas em geral não mudam, mas os equipamentos a serem utilizados sim.

2 – Eletricista de manutenção

Existe uma linha tênue entre este tipo de atuação e o próximo (eletricista de reparos). Mas para resumir o eletricista de manutenção resolve os erros enquanto tudo está funcionando.

A ideia é manter as coisas em funcionamento, prevenir o problema maior antes que ele aconteça. Então se a sua luz de casa acende, mas fica piscando, o melhor é saber o que está acontecendo e resolver.

Muitos procuram este tipo de profissional quando compram uma casa que já é um pouco antiga. O objetivo é verificar a fiação, e se necessário trocá-la. Já que uma fiação antiga e defeituosa irá consumir mais energia e pode gerar incêndios.

É uma área que anda bem junta da próxima, e realmente traz muita oferta de trabalho.

3 – Eletricista de reparo

O eletricista de reparo pode contar com os erros que realmente impedem algo de funcionar. Seu objetivo é fazer com que tudo volte ao normal e com qualidade.

Por exemplo, se o chuveiro queimou, se o portão elétrico pifou ou algo do tipo, é necessário chamar um eletricista de reparo.

Com certeza é a área de trabalho com mais demanda, afinal de contas ninguém quer ficar com algo defeituoso dificultando o seu dia a dia.

Tipos de eletricistas

As áreas que eu listei ali atrás são basicamente a atuação em geral que a pessoa pode fazer. Praticamente qualquer eletricista de qualidade saberá atuar em todas elas. Embora possa se especializar em uma, o que é bastante comum também.

Aqui vou mostrar os três tipos de eletricistas separados por campos de trabalho. Assim você sabe onde realmente poderá atuar. Vamos dar uma olhada.

1 – Eletricista Residencial

Este é o tipo mais comum, aqui estão situados aqueles profissionais que vão atender residências comuns. Ainda que a casa tenha mais de um andar, as suas funções são básicas, de instalações elétricas até mesmo reparos em geral.

A demanda mais forte é por este tipo de campo de trabalho, embora tenha uma remuneração normalmente inferior. Você acaba ganhando bem devido ao grande fluxo de trabalho.

Sendo assim é um ótimo lugar para se começar a trabalhar e pegar experiências. Seja você um trabalhador fixo, terceirizado ou mesmo alguém tentando empreender.

2 – Eletricista Predial

As demandas de um eletricista predial se diferem da residencial em questões de tamanho. Você vai ter muitos apartamentos para passar a fiação quando um prédio é construído. Assim como será o responsável por fazer o padrão do local.

É necessário ter conhecimento e habilidade para pegar este tipo maior de empreitada, que pode durar de semanas até meses. E normalmente não são para amadores.

Fazer um curso de eletricista em Campinas de qualidade te habilitará a ter um resultado mais eficaz. Entretanto o ideal mesmo é sempre buscar fazer um bom currículo.

A vantagem é que estes trabalhos são mais longos, e normalmente oferecem um pagamento melhor. Fazendo com que você tenha que atuar menos durante o ano.

A desvantagem é que você ficará à mercê de várias empresas empreiteiras, e terá prazos para cumprir. Afinal de contas com grandes empreitadas vêm grandes responsabilidades.

3 – Eletricista Industrial

Este aqui é um nível totalmente diferente de atuação. Isto porque as indústrias em geral utilizam níveis muito mais poderosos de energia. Você basicamente terá capacidade de realizar uma grande soma de serviços utilizando muito mais potência.

Por isso é comum que a formação até mesmo tenha que ser completada com um curso de NR10. Que é a norma regulamentadora para trabalhos na área de eletricidade, principalmente de alta potência.

Uma coisa é levar um choque em uma tomada, que mesmo sendo potencialmente perigoso, ainda é um choque que causa normalmente só um desconforto. Outra coisa é receber a quantidade de energia necessária para alimentar um motor gigantesco.

Este é um trabalho normalmente com maiores riscos e demandas constantes. Mas a remuneração consegue ser realmente interessante.

Quanto ganha um eletricista no Brasil?

Bom, existem várias fontes para que você tenha uma informação precisa. Afinal de contas isto vai variar de empresa para empresa, de ramo específico de atuação e até mesmo do fato se a pessoa empreende ou não.

Sendo assim a média salarial hoje no Brasil para um eletricista é de cerca de R$1934,00 reais. Este é o valor que a pessoa normalmente começa recebendo, e que cresce aos poucos para quem realmente se dedica.

Quem empreende infelizmente não consegue encontrar um piso salarial, pois tudo vai variar de acordo com o número de trabalhos que ele conseguir levantar e dar conta. Sem contar que o orçamento vai variar da cidade em que habita e da imagem que consegue transmitir.

Mas o lado positivo é que quem empreende não vai possuir um teto. Muitas vezes crescendo seu negócio e conseguindo até mesmo contratar pessoas para auxiliar no trabalho.

Há ainda a possibilidade de se atuar como um servidor público, que irá trazer vários benefícios adicionais e uma remuneração ainda mais interessante. Seja com instalações elétricas ou mesmo reparos de todos os tipos.


eletricista-concertando-elevador-em-campinas

Onde encontrar um bom treinamento para eletricista em Campinas?

Encontrar um bom curso para eletricista pode ser um grande desafio. Afinal de contas existem vários fatores que precisam ser levados em consideração.

Então aqui vou listar o que você precisa pesar antes de escolher uma formação profissional. Acredite, é necessário que você entenda tudo perfeitamente para não cair em nenhum golpe.

Acredite, existem várias opções por aí que realmente só querem seu dinheiro. Elas irão entregar desde certificações fajutas a até mesmo um problema maior.

1 – Empresa Instrutora

É importante que você entenda qual é a empresa que está oferecendo aquele curso. Uma pessoa isolada pode até entregar um material interessante, mas só uma empresa terá apoio de revisores e pode contratar várias fontes de consulta.

É importante que você tenha uma marca como referência até porque ela irá presar pela sua imagem. Então assim você terá confiança de que o curso é realmente de qualidade.

2 – Instrutor

O instrutor também é fundamental para quem deseja um trabalho completo e bastante eficaz. Afinal de contas não adianta ter muito conhecimento sem nenhuma didática.

Transmitir o conhecimento é realmente quase tão importante quanto a quantidade de conhecimento que realmente será entregue.

O instrutor precisa então ser bom de dicção e ter entendimento sobre o assunto. Sua presença precisa ser carismática, junto com a capacidade de responder qualquer pergunta.

3 – Modalidade

Ter uma modalidade de ensino presencial é bastante importante para alguns, mas a verdade é que o ensino online é o futuro. Digo isto porque realmente existem várias coisas que você precisa levar em consideração.

Por exemplo, quando você está em um curso online pode fazer as aulas no momento em que bem desejar. Assim como estará disponível para fazer as principais funções do dia sem interrupções.

Excelente para quem já tem um trabalho fixo.

Outro ponto positivo é que você economiza duplamente. Primeiramente pelo fato de que você não terá que enfrentar um percurso até o local do curso, como também pelo fato de que este curso costuma ser bem mais barato.

O diploma final também vai ter o mesmo peso, e aí você terá resultados muito interessantes.

4 – Conteúdo

O conteúdo do curso é crucial, pois sem um bom conteúdo você estará pagando por algo que não te torna um profissional.

Para descobrir se o curso é de qualidade você precisa ver se o curso em si tem uma carga horária de no mínimo 10 horas. Menos do que isso será um curso provavelmente deficiente.

5 – Possibilidade de consulta

Um curso online, ou mesmo um presencial, precisa te dar o mínimo de suporte para que você tenha resultados de qualidade.

Assim é importante que você verifique a disponibilidade de um canal de dúvidas ou mesmo o acesso até o professor.

eletricista-trocando-lampada

Qual o melhor curso de elétrica em Campinas (São Paulo)

Levando em consideração todos estes fatores, recomendo plenamente o curso de eletricista em Campinas da Engehall. Este é sem dúvida o melhor que você vai encontrar por aí.

Primeiramente porque é um curso feito por uma das empresas com maior experiência de formação online do mercado. A Engehall está por mais de uma década entregando conteúdos de qualidade para quem realmente quer se destacar no mercado de trabalho.

O instrutor do curso é o André Mafra, que já possui também mais de 20 anos como eletricista profissional.

O que você vai aprender fazendo o treinamento de eletricista em Campinas?

Primeiramente você vai aprender a ler e interpretar os esquemas elétricos das construções. Assim terá como entender como a casa funciona, de maneira prática e até mesmo intuitiva.

Ideal para quem quer trabalhar junto à empreiteiras, e assim conseguir aquele emprego fixo e confiável. Aprenda também a criar e dar manutenção em quadros de distribuição. Parte essencial de vários serviços.

E o principal, entenda tudo sobre instalações elétricas. Tenha a capacidade de finalmente encontrar empregos rentáveis e de fazer reparos na sua própria casa.

Como adquirir?

Adquirir o curso de eletricista em Campinas da Engehall é muito simples. Basta clicar no botão abaixo e conferir mais informações:

botao-quero-uma-profissao-de-sucesso

 

A partir dele você estará direcionado para a página principal com tudo o que precisa saber.

Conclusão

Não é uma tarefa fácil encontrar o curso perfeito, mas agora você já tem em suas mãos a melhor indicação possível. Sendo assim recomendo começar hoje mesmo a aprender. Afinal de contas você estará mais a frente da nova concorrência.

No mais é isso, espero que estas orientações tenham sido úteis para você. Estou aqui sempre que precisar para tirar qualquer dúvida. Basta ir até os comentários e escrever o que você está precisando.

Também é possível falar com a gente através da página de contato clicando aqui.

Até a próxima dica e muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *