DETERGENTE NO CABO, VEJA O QUE ACONTECE... DicasFlash 66 1

Que tal usar DETERGENTE para passar cabos?

Quem sabe MANTEIGA (kkk)? Ou até mesmo VASELINA?

E quando temos um conduite entupido como fazemos?

As dúvidas acima são muito comuns na hora de executar a passagem dos cabos na instalação elétrica. Sabemos que por norma existe a “TAXA DE OCUPAÇÃO” dos eletrodutos, quando esse critério é adotado não há a necessidade de usar nenhum lubrificante para aliviar a passagem de cabos.

Mas quando precisamos passar uma certa quantidade de cabos e não tem outro jeito, a solução é usar o recurso técnico da lubrificação.

Uma dica bastante usada é passar vaselina na ponta da guia de passar fios, isso facilita a passagem no ponto que está mais obstruído. É legal também passar a vaselina em alguns pedaços do fio e da guia para ir lubrificando a passagem. Não use Sabonete ou detergente, pois isso resseca o conduíte.

Ele não deve ser feito a base de petróleo, como óleo ou graxa, pois pode danificar o isolamento do fio mais tarde. Utilize apenas os lubrificantes que são aprovados para o trabalho.

Particularmente não aconselho utilizar manteiga ou detergente por serem corrosivos, prefiro usar vaselina neutra ou até mesmo talco, são menos abrasivos.

Outra opção é o grafite, porém acho que ele suja bastante as paredes.

VIDEO: Quantos cabos cabem em um ELETRODUTO?

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *