DR sem NEUTRO: VEJA o que acontece! #DicasFlash 52 1

Posso instalar um Dispositivo DR sem neutro ou aterramento? Isso vai dar o que falar…

Primeiro precisamos saber o que é o dispositivo DR (Diferencial Residual), ele protege as pessoas e os animais contra os efeitos do choque elétrico por contato direto ou indireto (causado por fuga de corrente). Ao detectar uma fuga de corrente na instalação, o Dispositivo DR desliga o circuito imediatamente.

No caso do DR sem a ligação do neutro, ele funciona normalmente, desde que o circuito protegido esteja sempre sendo alimentado com tensões de linha (apenas as fases, seja a carga bifásica (a 2 fios, 2 fases) ou trifásica (a 3 fios, 3 fases). Caso contrário, uma carga monofásica teria determinada corrente passando pela fase e pelo neutro, como nesse caso o neutro não passa pelo DR, a diferença seria enxergada pelo DR que atuaria imediatamente.

Já no caso do equipamento não estar aterrado, também não impede o funcionamento do DR. O neutro é aterrado desde o poste, em uma falta elétrica, em que ocorre a energização da carcaça, como o equipamento não está aterrado, não haverá corrente de fuga, a carcaça continuará energizada e o circuito ligado. Quando uma pessoa toca na carga, o seu corpo dará um caminho para a corrente elétrica passar direto a terra, assim teremos a diferença de potencial e consequentemente o choque elétrico. Como provavelmente a corrente de choque será maior do que a sensibilidade do DR, ele atuará interrompendo o circuito.

Mais vídeos sobre DR:
https://www.youtube.com/watch?v=1oDTB…
https://www.youtube.com/watch?v=iXg-h…
https://www.youtube.com/watch?v=XQEvL…

Quer aprender um método em 7 semanas para trabalhar como um eletricista de sucesso?
👉 Clique aqui

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *