Eletricista precisa entender NBR-5410? #DicasFlash 27 1

Sempre que ouvimos a palavra eletricidade a primeira coisa que pensamos é segurança. Intervir em instalações elétricas é um trabalho muito perigoso, que requer treinamento e conhecimento por parte dos profissionais.

Para isso existem normas cheias de recomendações para não oferecer risco as edificações e bens materiais e garantir a segurança dos animais e das pessoas.

NBR significa Norma Brasileira, essas normas são aprovadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a NBR-5410 é uma delas que fala exclusivamente de instalações elétricas de baixa tensão, ou seja até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc. Podemos considerá-la a principal norma para os profissionais que atuam na área elétrica, pois ela funciona como um guia, impondo regras a serem aplicadas nas instalações e principamente sobre o que se deve ou não fazer, ela traz um texto diferenciado explicando e colocando regras em instalações de baixa tensão, e faz grande diferença conhecê-la e acima de tudo aplicá-la.

Conhecer a norma e os tópicos nela propostos esclarece muitas das dúvidas dos profissionais da área.

Caso queira comprar a norma, vá ao link da ABNT abaixo:
http://www.abntcatalogo.com.br/curs.aspx?ID=22

Você pode fazer também o download GRATUITO da NBR-5410 comentada pela REVISTA ELETRICIDADE MODERNA
http://www.cursonr10.com/wp-content/uploads/2016/11/Guia_EM_da_NBR_5410.pdf

Gostou do vídeo? Inscreva-se no canal para ser avisado pelo Youtube dos novos vídeos ;)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *