(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS Super Fácil 11

A potência consumida por um equipamento é expressa em watts ou-volt ampères (VA). A potência em watts é a potência real consumida pelo equipamento. Volt-Amperes são chamados os aparentes “prevista” e são o produto da tensão aplicada ao equipamento de vezes a corrente puxada pelo equipamento.

Ambas as classificações em Watts e VA tem uma utilização e finalidade. A avaliação do watt determina o real energia comprada da concessionária e carga de calor gerada pelo equipamento. A classificação em VA é utilizada para dimensionar a cabeamento e disjuntores.

O valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” (FP).

O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas com cargas resistivas puras, por exemplo em filamentos de lâmpadas incandescentes, por exemplo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).

Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.

Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.

Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:

Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpa da de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.

NO CASO ACIMA, Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.

VA = Watts / 0,65 .

Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida.

Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:

Potência (VA) = Votagem (V) x Corrente (A)

(O resultado é expresso em VA)

Um exemplo:

Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:

Potência = 120×5 = 600VA

Para convertermos este valor para Watts:

Watts = 600×0,65 = 390watts

Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA .

Fonte: http://www.energiaextra.com.br

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

1 comentário em “(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS Super Fácil 11”

  1. Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *