(FÓRMULA MÁGICA) CONVERTER VA em WATTS Super Fácil 11 1

A potência consumida por um equipamento é expressa em watts ou-volt ampères (VA). A potência em watts é a potência real consumida pelo equipamento. Volt-Amperes são chamados os aparentes “prevista” e são o produto da tensão aplicada ao equipamento de vezes a corrente puxada pelo equipamento.

Ambas as classificações em Watts e VA tem uma utilização e finalidade. A avaliação do watt determina o real energia comprada da concessionária e carga de calor gerada pelo equipamento. A classificação em VA é utilizada para dimensionar a cabeamento e disjuntores.

O valor da potência em Watts sempre será menor ou igual que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência” (FP).

O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas com cargas resistivas puras, por exemplo em filamentos de lâmpadas incandescentes, por exemplo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).

Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras, a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA.

Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um.

Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:

Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpa da de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts.

NO CASO ACIMA, Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65.

VA = Watts / 0,65 .

Em alguns equipamentos encontraremos apenas a indicação da tensão de alimentação (Volts – V) e da corrente (Ampére – A) consumida.

Neste caso teremos que calcular a potência, um cálculo simples e rápido:

Potência (VA) = Votagem (V) x Corrente (A)

(O resultado é expresso em VA)

Um exemplo:

Um equipamento que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de:

Potência = 120×5 = 600VA

Para convertermos este valor para Watts:

Watts = 600×0,65 = 390watts

Neste caso, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA .

Fonte: http://www.energiaextra.com.br

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *