Interruptor “four-way” na prática! #DicasFlash 26

Interruptor “four-way” na prática! #DicasFlash 26

Tal instalação destina-se a controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes.

Vamos imaginar a necessidade de uma lâmpada no meio de um corredor, de forma que o usuário possa controlá-la no início, no meio e no final desse corredor. Para isso será necessário utilizar dois interruptores paralelos e um intermediário.

O interruptor intermediário também é conhecido como 4way (four way), e sua ligação é baseada apenas em pares de retorno.
Em nosso exemplo, serão usados dois pares de retorno para ligar os interruptores intermediários, ou seja, quatro fios de retorno. Dois retornos virão de um interruptor paralelo e outros dois retornos virão do outro interruptor paralelo.

É possível que, de acordo com a necessidade, o eletricista coloque não apenas três, mas quatro, cinco ou mais pontos de controle (interruptores) da lâmpada. A lógica de ligação será sempre a mesma, desde que sejam acrescentados outros interruptores do tipo INTERMEDIÁRIO. A ligação do restante da instalação é a mesma para interruptores paralelos, onde em um será ligado o retorno da lâmpada e no outro será ligado o fio fase do circuito.

Gostou do vídeo? Inscreva-se no canal para ser avisado pelo Youtube dos novos vídeos ?

André Mafra

Diretor da Engehall e idealizador dos cursos online de NR10 e Curso de Eletricista.

Deixe uma resposta

Fechar Menu