Usar ATERRAMENTO DO PADRÃO em INSTALAÇÕES INTERNAS - PODE OU NÃO? 1

Sabemos que as maiorias das concessionárias de energia em nosso país “exigem” a colocação de no mínimo uma haste de terra ligada ao padrão de entrada, que se enquadra como sistema de aterramento TN.

A função principal dessa haste não é proteção, mas sim funcionalidade. A intenção do eletrodo é basicamente equilibrar a corrente no neutro da rede, devido ao desequilíbrio das cargas gerado no transformador.

Para entender melhor sobre essas siglas destacamos o item 4.2.2.2 da NBR-5410, que fala sobre esquemas de aterramento, inclusive TN e TT.

Primeira letra T = ponto diretamente aterrado;

Segunda letra T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentação;

Segunda letra N = massas ligadas ao ponto da alimentação aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado é normalmente o ponto neutro);

Respondendo a pergunta então, PODE SIM USAR O ATERRAMENTO DO PADRÃO, quando a concessionária disponibiliza o cabo de terra. Vale lembrar que nem todas são assim, a CEMIG aqui em “Minas”, deixa o cabo de terra acessível para conexão, outras não, fornecem apenas fases e neutro, obrigando o consumidor a fazer um sistema de aterramento exclusivo, o TT.

Cada forma de aterramento é indicada para um determinado tipo de instalação daí não existe um aterramento melhor que o outro, mas sim existe um tipo de aterramento mais eficiente para aquela determinada instalação e essa eficiência deve ser testada usando um terrômetro, equipamento que mede a resistência do sistema de aterramento, quanto mais próximo de 0 ohms, melhor!

Apoio: Crimper

Quer obter mais  conhecimento na área elétrica e ter mais confiança e segurança para executar serviços elétricos?
👉 Clique aqui

Saiba mais sobre aterramento: https://www.cursonr10.com/aterramento

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *